Harpercollins

Créditos da imagem: Harpercollins Brasil/Divulgação

HQ/Livros

Notícia

Beren e Lúthien, um dos livros mais importantes de Tolkien, chega ao Brasil

Obra será lançada por HarperCollins

Fábio de Souza Gomes
20.11.2018, às 13H01
ATUALIZADA EM 20.11.2018, ÀS 14H09
ATUALIZADA EM 20.11.2018, ÀS 14H09

A HarperCollins Brasil lança este mês no país o livro Beren e Lúthien, obra de J.R.R. Tolkien inédita em português. A primeira versão da história foi escrita em 1916 e, posteriormente, as várias versões foram editadas por seu filho, Christopher Tolkien. O conto é considerado uma das mais importantes narrativas do universo tolkeniano, pois é um elemento fundamental na evolução de O Silmarillion, os mitos e as lendas da Primeira Era do Mundo. Confira:

O romance conta a história de Beren, um homem mortal, e Lúthien, uma elfa imortal. O pai dela, um grande senhor élfico, não aprova o relacionamento e, para permitir a união do jovem com sua filha, impõe um desafio impossível a Beren: ele deverá roubar uma Silmaril, uma preciosa joia, que está em posse de dum poderoso ser maligno.

A história do casal é uma das preferidas do próprio autor, que se inspirou em fatos de sua vida na composição do conto. Aos 16 anos, Tolkien se apaixonou por Edith, que mais tarde viria a ser sua esposa. Mas assim como o pai de Lúthien, o tutor de Tolkien não aprovava a relação, de modo que o casal só pôde se casar 5 anos depois, quando ele completou 21 anos e atingiu a maioridade. Após a morte de Edith, Tolkien pediu que fosse inscrito o nome “Lúthien” no túmulo da esposa. E após sua morte, o nome “Beren” também foi gravado em seu túmulo.

Considerado um dos três Grandes Contos dos Dias Antigos, Beren e Lúthien compõe a trilogia sobre o surgimento do universo de Tolkien, que também inclui Os Filhos de Húrin e A Queda de Gondolin.

As publicações fazem parte do “Projeto Tolkien”, idealizado pela HarperCollins Brasil, que adquiriu os direitos de toda a obra do autor. Todos os títulos serão relançados pela editora com nova tradução – leia mais.

Conteúdo Patrocinado

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.