HQ/Livros

Notícia

Banda | Nova revista sobre quadrinhos ganha campanha no Catarse

Primeiro número investiga os clássicos das HQs nacionais

Gabriel Avila
04.09.2019
18h40
Atualizada em
04.09.2019
23h42
Atualizada em 04.09.2019 às 23h42

A Ugra Press anunciou uma campanha de financiamento coletivo para o lançamento do primeiro número da Banda, nova revista sobre quadrinhos. A publicação é uma parceria entre Carlos Neto, jornalista criador do canal Papo Zine, Douglas Utescher, administrador da comic shop e selo Ugra Press, Gustavo Nogueira, jornalista indicado ao Troféu HQ Mix pelo livro Quadro a Quadro e Thiago Borges, criador do site O Quadro e o Risco. O primeiro número da Banda investiga através de reportagens e quais os clássicos do quadrinho nacional. Confira abaixo sinopse e a capa da primeira edição, desenhada por Mariana Waechter:

"Em 2019, o lançamento de O Dobro de Cinco (a primeira parte de Diomedes, principal HQ de Lourenço Mutarelli) completa vinte anos. A obra é uma das poucas brasileiras a ser incluída no livro 1001 Comics You Must Read Before You Die (1001 Gibis para ler antes de morrer, ainda não publicado no Brasil), do renomado jornalista e pesquisador inglês Paul Gravett. É também um marco na publicação de romances gráficos de fôlego, sendo um paradigma para o formato álbum em nosso país a partir de então. Por conta da data tão expressiva e da relevância de Diomedes para o cenário nacional, é uma boa hora para se perguntar: quais os clássicos do quadrinho nacional? Juntamente com reportagens que abordarão diferentes tópicos desse assunto, incluindo apostas em futuros clássicos, teremos uma entrevista exclusiva com Lourenço Mutarelli. No bate-papo, Mutarelli relembra o processo criativo, comenta a repercussão após a publicação e revela bastidores inéditos da obra."

O primeiro número da revista terá também colabores especiais para essa edição, como Waechter, Edson Bortolotte, Maria Clara Carneiro, e Ramon Vitral. A campanha – que pode ser acessada aqui – ficará no ar até 28 de setembro e tem entre as recompensas marcadores de páginas, postais, ecobags e prints com artes de Kainã Lacerda.