Aventuras Disney celebra os 75 anos do Pluto
Aventuras Disney celebra os 75 anos do Pluto
![]() |
![]() Em 1931, em sua primeira aparição |
![]() O Pluto atual |
Como já havia feito em 2005 com Bafo-de-Onça, a Editora Abril dedica a edição deste mês da revista Aventuras Disney para comemorar os 75 anos de criação da mascote do Mickey, o cachorro Pluto. Embora tenha aparecido como um dos cachorros que perseguem o ratinho em 1930 no desenho animado Os prisioneiros, o personagem só ganhou o nome definitivo (escolhido para homenagear o corpo celeste recém-descoberto, Plutão) no ano seguinte, quando também estreou nas tiras de quadrinhos publicadas em jornais norte-americanos.
E, justamente um dos destaques do número 16 de Aventuras Disney é a estréia de Pluto nos quadrinhos, publicada originalmente em julho de 1931. A seqüência de tiras, intitulada Pluto, o cãozinho, foi escrita e desenhada por Floyd Gottfredson e teve como arte-finalista Al Taliaferro (artista que depois se destacou com as tiras do Pato Donald). Outra história criada por Gottfredson que se encontra nessa edição é O rival de Pluto, feita em 1934 e até então inédita nas revistas brasileiras.
Outras duas histórias inéditas também se destacam Sabujo doméstico, ilustrada em 1969 por Tony Strobl, e Pluto, ontem e hoje, escrita por Pat e Carol McGreal e desenhada por Cesar Ferioli em 2005. Na primeira, o professor Ludovico (personagem Disney surgido em 1961) leva Pluto para a floresta para que o cachorro recupere seus instintos de sabujo. Já a segunda aventura apresenta uma nova origem para o Pluto e mostra seu primeiro encontro com Mickey.
Completam a edição um texto introdutório (que aborda a evolução do personagem e aponta alguns de seus principais desenhos animados), histórias clássicas já editadas no Brasil anteriormente - realizadas por mestres Disney americanos como Paul Murry e Tony Strobl - e uma narrativa produzida no Brasil em 1973, com desenhos do quadrinhista ítalo-brasileiro Primaggio Mantovi.
Aventuras Disney é uma publicação mensal da Editora Abril, com 84 páginas em cores, e custa R$ 4,95.


