
A história já trazia a idéia das realidades alternativas, e mencionava os Dilaceradores. Depois de concluí-la, comecei a pensar mais seriamente sobre Luther e seu meio. Eu o desenvolvi, esquecendo a influência de Cornelius, para que se tornasse uma personagem com identidade própria, diz Talbot. The Papist Affair foi republicada ano passado na coletânea Brainstorm!.
For a Few Gallons More, segunda aparição da personagem, também uma história curta, foi na verdade um crossover com a série Ogoth and Ugly Boot, de Mick Farren e Chris Welch. Predecessores de Mad Max, dois heróis percorriam o planeta após um desastre que resultou na morte de toda parcela da humanidade que nunca havia passado por experiências psicodélicas. Ah, os anos 70...
Foi publicada em Moon Comix, uma revista independente inglesa, em 1978. Talbot roteirizou as quatro páginas, e desenhou-as com Chris Welch. O criador de Luther tinha em mente que For a Few Gallons More seria um prelúdio de As Aventuras... (há até uma menção à Opala Flamejante), mas não a inclui na revista posterior porque o estilo do desenho (devido ao jam) era muito inconstante.
As Aventuras de Luther Arkwright, praticamente como está sendo publicada no Brasil pela Via Lettera, começou a ser serializada em curtos capítulos na antologia inglesa Near Myths, que durou 5 números (entre 1978 e 1980). Curiosamente, Grant Morrison teve seus primeiros trabalhos publicados nas edições 3 e 4 da mesma revista, com seu personagem Gideon Stargrave. Stargrave era simplesmente um clone de Jerry Cornelius, diz Talbot, diferenciando-o de seu Luther Arkwright. Grant tinha só 19 anos, e ainda estava para desenvolver voz própria.
O criador editou os números 5 e 6 de Near Myths (sendo que a última nunca foi impressa). O dono da editora desapareceu do mapa, deixando todo o encalhe num porão alugado, conta. Depois de 6 meses, o síndico jogou tudo fora.
Procurando um lugar para continuar sua série, Talbot foi apresentado ao francês Serge Boissevain, que publicava na Inglaterra a antologia Pssst! (e era tataraneto de Rasputin). Na revista, saíram 10 capítulos de As Aventuras..., sendo os primeiros republicações com algumas mudanças em relação ao material da Near Myths. Em 1981, Boissevain também financiou The Adventures of Luther Arkwright, vol. 1, reunindo todos capítulos e criando uma das primeiras (se não a primeira) graphic novel inglesa.
Pssst! acabou sendo cancelada também. Talbot recebeu propostas de trabalho na 2000 AD e na London Editions (editora que republicava os quadrinhos da DC Comics na Inglaterra) e teve de deixar sua personagem de lado. Somente por volta de 1985, Serge Boissevain fez a ele uma nova proposta: seria um mecenas do artista até que terminasse a história.
Com isso, após dois anos de trabalho, saíram os volumes 2 e 3 de The Adventures of Luther Arkwright, numa publicação organizada pela Valkyrie Press. Esta mesma editora resolveu posteriormente transformar a história numa mini-série em nove capítulos mensais, por questões de custo. Talbot só teve de criar novas capas. A mini ganhou vários prêmios importantes da indústria britânica, como o Eagle e o Mekon, sendo um dos quadrinhos mais comentados da Inglaterra no final da década passada.
Em 1989, a Valkyrie ainda publicou Arkeology, uma acompanhamento à mini-série com cartas dos fãs, entrevista com o autor, artigos relacionados à história e várias novas ilustrações. No ano seguinte, a Propaganda Publications trouxe The Crystal Palace Exhibition of 1991, outra edição-fanzine com artigos e novas ilustrações, bem como uma republicação de The Papist Affair.
De março a dezembro de 1991, o trabalho foi publicado nos Estados Unidos pela Dark Horse, também em nove edições, com novo letreiramento e novas capas. Foi seguida de uma coletânea completa, a primeira em quase 20 anos, em 1997. O trabalho com a Dark Horse levou à mini-série The Tale of One Bad Rat (1994), e à continuação de As Aventuras: Heart of Empire: The Legacy of Luther Arkwright (1999), estrelando a filha do herói.
Hoje, Talbot está concluindo seu CD-ROM Heart of Empire, que traz toda última mini-série e tudo sobre as referências que compõe o universo da Inglaterra alternativa.
(Agradecimentos a sir Bryan Talbot pelos comentários e informações, e a James Robertson, webmaster do site oficial www.bryan-talbot.com, onde você encontra tudo sobre o artista e pode ler na íntegra The Papist Affair e For a Few Gallons More)
Comentários (0)
Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.
Faça login no Omelete e participe dos comentários