Icone Chippu

Alguém disse desconto? Com o Chippu você tem ofertas imperdíveis de streamings e Gift cards! Corre!

Aproveite as ofertas da Chippu Black!

Icone Conheça Chippu Ver ofertas
Icone Fechar
HQ/Livros
Notícia

Autores de Maus e Palestina criticam Israel em nova HQ

Colaboração entre Art Spiegelman e Joe Sacco foi publicada no New York Review

Omelete
2 min de leitura
PS
08.02.2025, às 11H45.
Cena de Never Again and Again

Créditos da imagem: Reprodução

O New York Review publicou neste sábado (8) a obra Never Again and Again, a prometida colaboração entre os autores Art Spiegelman, de Maus, e Joe Sacco, de Palestina, sobre a guerra entre Israel e Palestina. A HQ com três páginas pode ser lida na íntegra no site do veículo, mas apenas a primeira página está disponível para não assinantes.

Descrita como uma conversa gráfica entre Spiegelman e Sacco, Never Again and Again mostra os dois quadrinistas discutindo a situação atual da Faixa de Gaza, com comentários críticos à atuação de Israel na resposta aos ataques terroristas do Hamas em outubro de 2023.

Omelete Recomenda

Sobre as ações do governo israelense, Spiegelman escreve que as ações de Benjamin Netanyahu o horrorizaram pela escala das atrocidades, definindo como péssimo para o povo judeu.

Na primeira página, quando questionado por Sacco se ele considera um genocídio a resposta de Israel ao Hamas, Spiegelman afirma: "Meio genocida... eu chamei de limpeza étnica. A palavra que eu odeio é Holocausto. Dos grego para oferendas aos deuses. Minha família nunca concordou em ser um sacrifício humano! Eles foram assassinados!"

"Eu não fiz Maus para ensinar nada a ninguém. Eu não estava fazendo Auschwitz para iniciantes. E eu não quero que Maus nunca seja usado como uma campanha de recrutamento para o exército de Israel!"

Never Again and Again, de Joe Sacco e Art Spiegelman

[image or embed]

— dzzz 🇵🇸 (@andrelerro.bsky.social) 8 de fevereiro de 2025 às 09:43

Publicado nos anos 1980, Maus retrata Spiegelman entrevistando o próprio pai sobre as experiências dele como judeu polonês e sobrevivente do Holocausto. O autor recebeu o prêmio Pulitzer pela obra em 1992.

Já Joe Sacco é conhecido pelos livros reportagem que escreve no formato de graphic novels. A sua obra mais famosa é Palestina, publicada nos anos 1990.

Webstories

Comentários (0)

Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.

Sucesso

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.