HQ/Livros

Notícia

Ânsia Eterna | HQ revisita contos de escritora vetada da Academia Brasileira de Letras

Publicação será lançada este mês pela Editora SESI

Fábio de Souza Gomes
25.05.2018
17h22
Atualizada em
25.05.2018
20h01
Atualizada em 25.05.2018 às 20h01

A SESI-SP lança este mês Ânsia Eterna, primeiro quadrinho da artista Verônica Berta que baseou seu trabalho nos contos da renomada escritora Júlia Lopes de Almeida. Confira a capa:

Júlia Lopes de Almeida é uma das escritoras mais importantes de literatura brasileira. Nascida em 1862, no Rio de Janeiro, ela foi uma das idealizadoras da Academia Brasileira de Letras, porém teve seu nome vetado entre os primeiros 40 “imortais” quando os fundadores decidiram manter a Academia apenas para homens.

Somente em 1977 isso mudou, após a eleição de Rachel de Queiroz para a cadeira de número 5. O nome da escritora só passou a ter o reconhecimento devido recentemente, através de pesquisas sobre Literatura de autoria feminina

Na publicação, Berta dá uma nova roupagem aos contos Ânsia Eterna, Os Porcos e A Caolha, que que enfatizam questões trágicas presentes no cotidiano da época, principalmente representando ansiedades do universo feminino.

No conto homônimo, o personagem principal revela para seu amigo o último dos seus episódios amorosos, no qual ele se perdeu nos olhos de uma bela mulher. Os Porcos apresenta um universo insólito onde a personagem Umbelina precisa lidar com sua gravidez, assim como um possível embate com seu pai. Por fim, em A Caolha, uma mãe que se entrega inteiramente à família vive num sofrimento calado.

O lançamento oficial será realizado no FIQ – Festival Internacional de Quadrinhos. 

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.