O quadrinista Alan Grant (Reprodução)

Créditos da imagem: O quadrinista Alan Grant (Reprodução)

HQ/Livros

Notícia

Morre Alan Grant, quadrinista icônico do Batman e do Juiz Dredd, aos 73

Escritor criou vilões como o Caça-Ratos e Victor Szasz

Omelete
2 min de leitura
21.07.2022, às 15H01

O roteirista de quadrinhos Alan Grant, conhecido por passagens importantes pelas revistas do Batman e do Juiz Dredd durante os anos 1980 e 1990, morreu aos 73 anos de idade. A notícia foi confirmada pela esposa do escritor, Susan Grant, ao IGN, sem citar a causa da morte.

O escocês Grant iniciou carreira na lendária revista de quadrinhos 2000 AD, escrevendo para vários personagens ao lado do parceiro criativo John Wagner. A passagem dos dois por Juiz Dredd se mostrou particularmente influente, durando até o ano de 1988.

Grant seguiu escrevendo para a 2000 AD, conduzindo personagens como Strontium DogJudge Anderson, mas logo foi contratado pela DC para assinar as histórias do Homem-Morcego. Com a ajuda do artista Norm Breyfogle, ele criou vilões que se tornariam clássicos do Batman, como o Ventríloquo, Caça-Ratos e Victor Zsasz.

Nos anos 1990, embora tenha continuado a trabalhar em Batman, Grant também deixou sua marca ao reviver o personagem Lobo, que fora criado como um supervilão na década anterior. Reimaginado como anti-herói e paródia das HQs "sombrias e realistas" da época, ele se tornou um nome bastante popular entre os fãs da DC.

Outro ponto de orgulho para o roteirista era o personagem Anarky, criado originalmente como vilão do Morcegão, que ganhou suas próprias minisséries nos anos 1990. Ele foi criado por Grant para refletir seus próprios ideais filosóficos, uma vez que o escocês se declarava anarquista.

Grant recebeu o Inkpot Award, importante premiação da indústria de quadrinhos, em 1992. 

O Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).

Acompanhe a gente também no Youtube: no Omeleteve, com os principais assuntos da cultura pop; Hyperdrive, para as notícias mais quentes do universo geek; e Bentô Omelete, nosso canal de animes, mangás e cultura otaku.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.