A fórmula de sucesso do esgotamento de <I>House of M #1</i>
A fórmula de sucesso do esgotamento de <I>House of M #1</i>
As 200 mil cópias do número um de House of M, evento que atinge todo o universo Marvel, se esgotaram rápido. Tão rápido que uma segunda tiragem do #1, com capa de Olivier Coipel, será impressa agora em junho. E é o marketing da editora um dos grandes responsáveis pelo sucesso. Na verdade, trata-se de um dos seus maiores investimentos nos últimos anos, segundo analisa o Diretor de Vendas da Marvel, David Gabriel.
A campanha começou em março com painéis de anúncio e seguiu em abril com pôsteres. Ainda em meados de abril a editora negociou um desconto para incentivar os revendedores (3% para pedidos mais numerosos que a edição normal de New Avengers). Isso resultou, segundo Gabriel, numa quantidade gigantesca de exemplares, a mais farta tiragem inicial de um título da editora em mais de dois anos.
Um novo pôster, maior que o primeiro, foi enviado às revendedoras na sequência da campanha. E a grande sacada aconteceu na última semana de abril, a tempo de pegar o Free Comic Book Day nos EUA: 500 mil cópias de um livro promocional de esboços, com doze páginas de artes conceituais, distribuídas de graça.
Investimento de risco? Só com o esgotamento da primeira impressão a Casa das Idéias pagou toda a publicidade. A receita deve virar padrão interno, ao menos uma vez por ano. O próximo projeto grande do Homem-Aranha, em outubro, deve receber o mesmo tratamento de House of M.