Uma das novelas mais populares da América Latina está de volta. Mais de 20 anos depois da exibição de seu último capítulo, Betty, A Feia vai ganhar um revival no Prime Video intitulado Betty, A Feia - A História Continua, com estreia marcada para 19 de julho.
Exibida originalmente entre 1999 e 2001, na Colômbia, Betty, a Feia contava a história de Beatriz "Betty" Pinzón Solano (Ana María Orozco), uma economiza conceituada e brilhante que tinha como único "defeito" o fato de ser considerada feia por outras pessoas. A mocinha sofria bullying e com a rejeição de parte de seus colegas, mas sua vida toma outro rumo quando ela começa a trabalhar para Armando Mendoza (Jorge Enrique Abello), futuro herdeiro da empresa de moda Ecomoda.
O folhetim colombiano se tornou um verdadeiro fenômeno mundial. Após o sucesso em seu país de origem, Betty, a Feia foi foi transmitida em centenas de países e dublada em 15 idiomas, além de ganhar adaptações no Brasil, Estados Unidos e outras regiões. Segundo o Guinness World Records, a produção é considerada a novela mais popular de todos os tempos.
Duas décadas depois, o mundo e a forma de contar histórias no audiovisual mudou muito. Não à toa, alguns elementos que se destacavam na narrativa da novela escrita por Fernando Gaitán ficaram ultrapassados. A necessidade de adaptar a trama de Betty, a Feia para o mundo moderno seria um grande desafio. Em entrevista exclusiva ao Omelete, o diretor Mauricio Cruz detalhou como foi o processo de atualização para criar A História Continua.
"Não foi somente uma decisão do diretor, mas sim do time como um todo. Vinte anos se passaram, então é muito importante que você consiga sentir o progresso com o tempo. Desta vez, Betty está no cargo de presidente, ela não poderia continuar no mesmo nível. Ela precisava avançar", explicou.
"Eu acho que é preciso olhar para quem está escrevendo esta nova versão", continuou Cruz. "O fato de haver um equilíbrio na presença de homens e mulheres na equipe de roteiristas faz a narrativa ser mais moderna. Os conflitos continuam, mas a forma como nós escrevemos esses personagens é diferente. Conflitos são o motor dessa nova história. O problema [de ser antiquada] não está nas novelas latino-americanas, está em todo lugar."
Sobre os conflitos que dão início à trama de Betty, A Feia - A História Continua, Cruz relacionou com o fim original da novela. "As pessoas querem se casar ou ver um casal ficar junto no fim. Mas o que acontece com o casamento 20 anos depois? Conflitos familiares, relacionamentos difíceis, problemas econômicos, quem vai herdar a empresa. Tudo isso traz muitos conflitos [para Betty e Armando]."
Sobre o formato da sequência, Mauricio Cruz tentou esclarecer as coisas para os fãs antigos: afinal, Betty, A Feia - A História Continua é uma novela ou uma série?
"Nós somos um híbrido. Não estamos fazendo TV, mas também não somos como outras séries que vocês estão acostumados a ver. Nós tentamos manter uma ordem cronológica, dramaticamente falando, para não quebrarmos a linguagem de uma novela."
Além de Orozco e Abello, quase todo o elenco da novela original retorna para a sequência. Betty, A Feia - A História Continua estreia no Prime Video em 19 de julho.