Três semanas após o último episódio da terceira temporada de A Roda do Tempo chegar ao Prime Video, um repórter da Forbes publicou um artigo afirmando que os fãs não precisavam ter medo do cancelamento. O site afirmava que a Amazon não deixaria a série sem uma conclusão, especialmente após a "excelente" conclusão do ano mais recente.
O artigo envelheceu rápido. 11 dias depois, foi confirmado A Roda do Tempo não seria renovada para seu quarto ano devido a questões financeiras. O fato é que a terceira temporada da série realmente foi “excelente”. Para a maioria dos fãs, inclusive, o melhor ano da série.
Com tempo para crescer, aprender e se desenvolver, A Roda do Tempo entendeu o que funcionou, e o que não funcionou, nas temporadas anteriores e corrigiu boa parte dos problemas. Os efeitos especiais ficaram melhores; os cenários mais impactantes; e, até, as perucas e figurinos ficaram mais realistas. Mais do que isso, parece que a história finalmente engatou.
Apesar de continuar se distanciando do material original de Robert Jordan em alguns aspectos, a série criada por Rafe Judkins enfim encontrou o seu caminho e desenvolveu uma narrativa com personagens por quem a gente já torcia, talvez com destaque para Josha Stradowski, que finalmente abraçou a dualidade de seu personagem e entregou um Rand ainda mais complexo. O resultado ficou claro: a terceira temporada chegou a 97% de aprovação no Rotten Tomatoes, em comparação aos 86% e 81% do segundo e primeiro anos, respectivamente. A Roda do Tempo ainda ficou no Top 10 das séries mais assistidas de acordo com a Nielsen por três semanas seguidas e voltou por mais uma semana para seu último episódio.
Em seu texto de despedida, Judkins escreveu que um dos seus principais objetivos ao escolher a Amazon para comprar sua série era ter a oportunidade de contar a toda a história. Ele destacou que os livros de A Roda do Tempo, assim como aconteceu com a série ao longo dos anos, só melhoram com o passar do tempo
Ele não falou da boca para fora. A terceira temporada provou que a série estava numa crescente e tinha tudo para continuar essa trajetória num eventual quarto ano. Além disso, o final da temporada passou longe de ser uma conclusão. Perrin (Marcus Rutherford) foi preso pelos Filhos da Luz, Rand estava quase chegando à loucura do Poder Único, enquanto Mat (Dónal Finn), Moiraine (Rosamund Pike) e Nynaeve (Zoë Robins) quase morreram.
Realisticamente, A Roda do Tempo provavelmente não conseguiria cobrir o material completo dos livros de Robert Jordan na adaptação, mas a série merecia, ao menos, um final que não deixasse tantos personagens com seus arcos pela metade.
Uma petição online criada por fãs para salvar a série já junta mais 160 mil assinaturas. Já que a Amazon desistiu do projeto, a esperança agora é de que algum outro streaming decida salvá-lo. A decisão pode exigir um investimento alto, mas A Roda do Tempo merece essa segunda chance.
Comentários ()
Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.
Faça login no Omelete e participe dos comentários