Filmes

Lista

Power Rangers | Relembre todas as temporadas e equipes da série de TV

Um guia com todos os heróis coloridos já criados pela franquia

Bruno Silva
23.03.2017
15h35
Atualizada em
29.06.2018
02h44
Atualizada em 29.06.2018 às 02h44

O novo filme dos Power Rangers reconta a história de origem dos heróis coloridos que foram febre nos anos 1990, mas, após a explosão de popularidade, a mitologia da franquia continuou, com temporadas e episódios que perduram até hoje.

Mighty Morphin Power Rangers - 1ª Temporada (1993)

Mighty Morphin Power Rangers - 1ª Temporada (1993)

Sentai adaptado: Kyoryu Sentai Zyuranger (1992-1993)
Rangers: Jason (Austin St. John), Kimberly (Amy Jo Johnson), Billy (David Yost), Zack (Walter Jones), Trini (Thuy Trang) e Tommy (Jason David Frank)

Após 10 mil anos aprisionada, a feiticeira Rita Repulsa é libertada e a entidade Zordon seleciona cinco adolescentes com garra (Jason, Kimberly, Billy, Zack, Trini e, posteriormente, Tommy) para portarem os Medalhões do Poder e, assim, tornarem-se Power Rangers. Embora a vilã Rita Repulsa seja igual a sua contraparte, Bandora, os heróis têm uma origem completamente diferente dos Zyurangers.

Em quase 25 anos de história, a série já contou com diversos heróis para proteger o planeta, sempre adaptando elementos da franquia japonesa Super Sentai, de onde Power Rangers pega emprestado os uniformes, monstros, robôs e, às vezes, até mesmo elementos de história. Nesse meio tempo, a franquia também mudou de dono: no início dos anos 2000, a Saban vendeu a série para a Disney e, cerca de dez anos depois, a readquiriu.

Mighty Morphin Power Rangers - 2ª Temporada (1994)

Mighty Morphin Power Rangers - 2ª Temporada (1994)

Sentai adaptado: Kyoryu Sentai Zyuranger (1992-1993) e Gosei Sentai Dairanger (1993-1994)
Rangers: Rocky (Steve Cardenas), Kimberly (Amy Jo Johnson), Billy (David Yost), Adam (Johnny Yong Bosch), Aisha (Karan Ashley) e Tommy (Jason David Frank)

Um novo vilão, Lord Zedd, surge para desafiar os Rangers. Monstros e robôs de Dairanger foram adaptados, mas as roupas de Zyuranger permaneceram. Apenas um uniforme veio para a versão americana - o do Ranger Branco, nova identidade de Tommy. Por conta de brigas entre atores e a Saban, Jason, Trini e Zack deram lugar a Rocky, Aisha e Adam.

Na lista abaixo, você relembra todas as equipes de Power Rangers que já existiram, em qual série de Super Sentai ela foi baseada, e as peculiaridades de cada adaptação. Confira:

Mighty Morphin Power Rangers - 3ª Temporada (1995)

Mighty Morphin Power Rangers - 3ª Temporada (1995)

Sentai adaptado: Kyoryu Sentai Zyuranger (1992-1993) e Ninja Sentai Kakuranger (1994-1995)
Rangers: Rocky (Steve Cardenas), Kat (Catherine Sutherland), Billy (David Yost), Adam (Johnny Yong Bosch), Aisha (Karan Ashley) e Tommy (Jason David Frank)

Mais uma vez, Power Rangers usa só monstros e robôs da versão japonesa, Kakuranger. O novo inimigo é Master Vile, pai de Rita Repulsa. A temática do Sentai é levemente adaptada, com os Rangers indo buscar poderes ninja (com direito a roupas originais) nas mãos do guerreiro Ninjor. Nesta temporada, Kimberly deixa a série, dando lugar à australiana Kat.

Power Rangers Dino Trovão (2004)

Power Rangers Dino Trovão (2004)

Sentai adaptado: Bakyuryuu Sentai Abaranger (2003-2004)
Rangers: Conner (James Napier), Ethan (Kevin Duhaney), Kira (Emma Lahana), Tommy (Jason David Frank), Trent (Jeffrey Parazzo)

Com o retorno de Jason David Frank a Power Rangers - e com dinossauros no material original -, Dino Trovão faz uma homenagem ao início da franquia, retomando o tema escolar. Agora professor, Tommy é o mentor de três estudantes que se tornam Power Rangers com o poder das Dino Gemas e precisam combater o maligno Mesogog. Eventualmente, Tommy também torna-se um Ranger e se junta a seus alunos em batalha.

Mighty Morphin Alien Rangers (1996)

Mighty Morphin Alien Rangers (1996)

Sentai adaptado: Ninja Sentai Kakuranger (1994-1995)
Rangers: Aurico (David Bacon), Delphine (Rajia Baroudi), Cestro (Karim Prince), Tideus (Jim Gray), Corcus (Alan Palmer)

Nesta minissérie de 10 episódios, Master Vile transforma os Rangers em crianças. Billy consegue criar uma máquina para voltar a ser adulto, mas os demais precisam procurar por peças do cristal Zeo para crescerem novamente. Enquanto isso, Zordon convoca os rangers do planeta Aquitar para defender a Terra. Suas roupas são os uniformes dos Kakurangers. Da mesma série, também vêm os vilões e robôs.

Power Rangers Tempestade Ninja (2003)

Power Rangers Tempestade Ninja (2003)

Sentai adaptado: Ninpuu Sentai Hurricaneger (2002-2003)
Rangers: Shane (Pua Magasiva), Tori (Sally Martin), Dustin (Glenn McMillan), Hunter (Adam Tuominen), Brake (Jorgito Vargas Jr.) e Cameron (Jason Chan)

Primeira temporada da Disney à frente de Power Rangers, Tempestade Ninja adapta boa parte do material original. Três estudantes pouco aplicados da Academia Ninja do Vento são os únicos que restam quando o vilão Lothor captura os demais alunos. Eles devem, então, tornar-se Power Rangers para enfrentar as forças do mal. A série conta com o primeiro ranger brasileiro, o ator Glenn McMillan.

Power Rangers Zeo (1996)

Power Rangers Zeo (1996)

Sentai adaptado: Choriki Sentai Ohranger (1995-1996)
Rangers: Tommy (Jason David Frank), Adam (Johnny Yong Bosch), Tanya (Nakia Burrise), Rocky (Steve Cardenas), Kat (Catherine Sutherland) e Jason (Austin St. John)

Após reunirem o cristal Zeo, os Rangers ganham novos poderes para enfrentar um novo inimigo, o Império das Máquinas. A série adapta todos os elementos de Ohranger, finalmente deixando para trás as roupas de Zyuranger. No elenco, Billy deixa de ser ranger e, depois, abandona a série. Por outro lado, Austin St. John, o primeiro ranger vermelho, retorna como o ranger dourado.

Power Rangers O Resgate (2000)

Sentai adaptado: Kyukyu Sentai GoGoFive (1999-2000)
Rangers: Carter (Sean Cw Johnson), Chad (Michael Chaturantabut), Joel (Keith Robinson), Kelsey (Sasha Williams), Dana (Alison MacInnis) e Ryan (Rhett Fisher)

De volta à Terra, esta temporada adapta não só roupas, mas também a trama do material original. Nela, o projeto Lightspeed Rescue recruta pessoas extraordinárias para combater demônios na cidade de Mariner Bay. Esta é a primeira série em que os rangers não têm identidade secreta. É também a primeira série a ter um ranger criado inteiramente nos EUA: o ranger Titânio.

Power Rangers Turbo (1997)

Power Rangers Turbo (1997)

Sentai adaptado: Gekisou Sentai Carranger (1996-1997)
Rangers: Tommy (Jason David Frank), Adam (Johnny Yong Bosch), Tanya (Nakia Burrise), Justin (Blake Foster), Kat (Catherine Sutherland), TJ (Selwyn Ward), Carlos (Roger Velasco), Ashley (Tracy Lynn Cruz) e Cassie (Patricia Ja Lee)

Turbo causou polêmica ao colocar uma criança entre os rangers. O garoto Justin substitui Rocky em uma temporada que começou com filme, antagonizado pela vilã Divatox. Já que o material original têm pegada cômica, a série teve uma adaptação conturbada, problemas de audiência e uma troca em toda a equipe de rangers.

Power Rangers Ninja Steel (2017)

Power Rangers Ninja Steel (2017)

Sentai adaptado: Shuriken Sentai Ninninger (2015-2016)
Rangers: Brody (William Shewfelt), Preston (Peter Sudarso), Calvin (Nico Greetham), Hayley (Zoe Robins), Sarah (Chrystiane Lopes) e Levi (Jordi Webber)

A atual temporada da série inova em relação ao material original. O vilão é o campeão de um programa de auditório e envia monstros para tentar roubar os poderes dos Rangers., em combates televisionados pela galáxia. Para trazer Ninja Steel, a Saban pulou mais um Sentai (ToQGer), e trouxe a brasileira Chrystiane Lopes para ser a ranger rosa.

Power Rangers no Espaço (1998)

Power Rangers no Espaço (1998)

Sentai adaptado: Denji Sentai Megaranger (1997-1998)
Rangers: Andros (Christopher Khayman Lee), TJ (Selwyn Ward), Carlos (Roger Velasco), Ashley (Tracy Lynn Cruz), Cassie (Patricia Ja Lee) e Zhane (Justin Nimmo)

Com Power Rangers à beira do cancelamento, a temporada foi planejada como um desfecho de toda a série. A equipe Turbo é derrotada e Zordon é capturado por Dark Specter, que reúne todos os vilões da série até então. Justin fica para trás e os outros heróis vão para o espaço, onde ganham novos poderes do extraterrestre Andros. Em seu caminho, está a vilã Astronema.

Power Rangers Dino Charge (2015)/Power Rangers Dino Super Charge (2016)

Power Rangers Dino Charge (2015)/Power Rangers Dino Super Charge (2016)

Sentai adaptado: Zyuden Sentai Kyoryuger (2013-2014)
Rangers: Tyler (Brennan Mejia), Chase (James Davies), Koda (Yoshi Sudarso), Riley (Michael Taber), Shelby (Camille Hyde), Ivan (Davi Santos), James (Reuben Turner), Phillip (Jarred Blakston), Kendall (Claire Blackwelder) e Zenowing (Alistair Browning)

Pela primeira vez na história, a Saban descarta um Super Sentai completo (Go-Busters). Em uma adaptação parcial do material original, jovens herdam o poder de dinossauros para enfrentar o caçador de recompensas Sledge. A série conta com mais um ranger brasileiro, o ator Davi Santos.

Power Rangers na Galáxia Perdida (1999)

Power Rangers na Galáxia Perdida (1999)

Sentai adaptado: Seijuu Sentai Gingaman (1998-1999)
Rangers: Leo (Danny Slavin), Damon (Reggie Rolle), Kai (Archie Kao), Maya (Cerina Vincent), Kendrix (Valerie Vernon), Karone (Melody Perkins) e Mike (Russell Lawrence)

O sucesso inesperado de No Espaço deu sobrevida à série, que enfim adota a lógica de renovação de Super Sentai com uma equipe inédita. A série gira em torno da estação Terra Ventura, que busca um novo lar para a humanidade, e seus conflitos com o maligno Scorpius. A atriz que vive Kendrix deixa a série por conta de uma leucemia e é substituída por Karone, a ex-vilã Astronema.

Power Rangers Super Megaforce (2014)

Power Rangers Super Megaforce (2014)

Sentai adaptado: Kaizoku Sentai Gokaiger (2011-2012)
Rangers: Troy (Andrew Gray), Emma (Christina Masterson), Jake (Azim Rizk), Gia (Ciara Hanna), Noah (John Mark Loudermilk), Orion (Cameron Jebo) e Robo Knight (Chris Auer)

Aproveitando a temporada comemorativa de 35 anos de Sentai, onde os rangers têm o poder de se transformar em qualquer herói da franquia, Super Megaforce traz os mesmos poderes para enfrentar a Armada. O sonho de Troy se torna realidade e, no fim da série, todos os rangers se unem para um combate derradeiro, com vários atores veteranos - entre eles, Jason David Frank.

Power Rangers Megaforce (2013)

Power Rangers Megaforce (2013)

Sentai adaptado: Tensou Sentai Goseiger (2010-2011)
Rangers: Troy (Andrew Gray), Emma (Christina Masterson), Jake (Azim Rizk), Gia (Ciara Hanna), Noah (John Mark Loudermilk) e Robo Knight (Chris Auer)

Prometendo um aniversário de 20 anos da franquia em grande estilo, a temporada volta a fazer uma homenagem à série original, adaptando vagamente o material japonês. Cinco adolescentes são escolhidos por Gosei, discípulo de Zordon, para proteger a Terra do império Warstar. Enquanto isso, o líder Troy têm sonhos com uma guerra que envolve todos os Rangers que já existiram.

Power Rangers Força do Tempo (2001)

Power Rangers Força do Tempo (2001)

Sentai adaptado: Mirai Sentai Timeranger (2000-2001
Rangers: Wes (Jason Faunt), Jen (Erin Cahill), Lucas (Michael Copon), Katie (Deborah Estelle Philips), Trip (Kevin Kleinberg) e Eric (Daniel Southworth)

Em uma trama quase idêntica ao material original, Força do Tempo conta a história de quatro policiais do século 30 que voltam ao ano 2001 para caçar Ransik, último criminoso de sua época. No primeiro episódio, o ranger vermelho é morto, mas seu ancestral assume o posto após a viagem ao passado. Nas horas vagas, os heróis fazem bicos para sustentar, pois não podem revelar que são do futuro.

Power Rangers Samurai (2011)/Power Rangers Super Samurai (2012)

Power Rangers Samurai (2011)/Power Rangers Super Samurai (2012)

Sentai adaptado: Samurai Sentai Shinkenger (2009-2010)
Rangers: Jayden (Alex Heartman), Kevin (Najee De-Tiege), Mia (Erika Fong), Mike (Hector David Jr.), Emily (Brittany Anne Pirtle), Antonio (Steven Skyler) e Lauren (Kimberley Crossman)

Após um ano de hiato, a série foi readquirida pela Saban, que adapta integralmente o material original. Nela, os rangers recebem poderes hereditariamente para combater os demônios Nighlok. Por conta da exibição no canal Nickelodeon, a série passa a ser dividida em duas temporadas - neste caso, Samurai e Super Samurai.

Power Rangers Força Animal (2002)

Power Rangers Força Animal (2002)

Sentai adaptado: Hyakujuu Sentai Gaoranger (2001-2002)
Rangers: Cole (Ricardo Medina), Taylor (Alyson Kiperman), Max (Phillip Jeanmarie), Danny (Jack Guzman), Alyssa (Jessica Rey) e Merrick (Phillip Andrew)

Também copiando quase toda a trama japonesa, a série conta a história de Cole, um jovem que viveu na selva e descobre o Animarium, um local de feras sagradas. Quando os Orgs ameaçam a terra, os animais conferem a força dos Power Rangers a Cole e mais quatro humanos. A série é conhecida pelos crossovers, como "Forever Red", que promoveu o encontro de todos os rangers vermelhos até então.

Power Rangers Fúria da Selva (2008)

Power Rangers Fúria da Selva (2008)

Sentai adaptado: Jyuken Sentai Gekiranger (2007-2008)
Rangers: Casey (Jason Smith), Lily (Anna Hutchison), Theo (Aljin Abella), RJ (David de Lautour) e Dominic (Nikolai Nikolaeff)

Após mil anos, o espírito maligno Dai Shi é libertado e três mestres de artes marciais são escolhidos para recapturá-lo. Um deles, Jarrod, acaba mudando de lado, sendo possuído pelo espírito maligno. Um aluno inexperiente se junta aos outros dois para se tornarem Power Rangers e aprenderem as técnicas necessárias para combater o mal. Boa parte da trama é adaptada da versão japonesa.

Power Rangers Operação Ultraveloz (2007)

Power Rangers Operação Ultraveloz (2007)

Sentai adaptado: GoGo Sentai Boukenger (2006-2007)
Rangers: Mack (James MacLurcan), Will (Samuel Benta), Dax (Gareth Yuen), Ronny (Caitlin Murphy), Rose (Rhoda Montemayor) e Tyzonn (Dwayne Cameron)

A temporada japonesa comemora os 30 anos de Super Sentai, mas este aspecto não vem para a versão americana. O restante é parecido, com uma equipe de arqueólogos viajando o mundo para buscar e defender a poderosa Corona Aurora e suas jóias das garras de Flurious e Moltor. Nesta série, o episódio “Once a Ranger” reúne rangers veteranos - entre eles, Adam, o segundo ranger preto de Mighty Morphin.

Power Rangers RPM (2009)

Power Rangers RPM (2009)

Sentai adaptado: Engine Sentai Go-Onger (2008-2009)
Rangers: Scott (Eka Darville), Flynn (Ari Boyland), Summer (Rose McIver), Ziggy (Milo Cawthorne), Dillon (Daniel Ewing), Gem (Mike Ginn) e Gemma (Li Ming Hu)

Na última temporada da Disney e com o cancelamento certo, os produtores jogam tudo para o alto e investem em uma trama radicalmente diferente do material original, com tema pós-apocalíptico. Em RPM, um vírus chamado Venjix domina uma devastada Terra. Em Corinto, a última cidade humana, uma nova equipe de Power Rangers é formada para conter os avanços do império de máquinas de Venjix.

Power Rangers S.P.D. (2005)

Power Rangers S.P.D. (2005)

Sentai adaptado: Tokusou Sentai Dekaranger (2004-2005)
Rangers: Jack (Brandon Jay McLaren), Sky (Chris Violette), Bridge (Matt Austin), Z (Monica May), Syd (Alycia Purrott), Sam (Brett Stewart), Cruger (John Tui), Kat (Michelle Langstone) e Nova (Antonia Prebble)

Mais uma adaptação próxima da versão japonesa. No ano de 2025, a polícia espacial SPD protege todas as espécies que vivem na Terra. A paz é ameaçada quando o império Troobian ataca e um grupo inexperiente de cadetes são os únicos que podem nos defender. A série tem um alto número de Rangers, o que viraria tendência em anos seguintes.

Power Rangers Força Mística (2006)

Power Rangers Força Mística (2006)

Sentai adaptado: Mahou Sentai Magiranger (2005-2006)
Rangers: Nick (Firass Dirani), Charlie (Nic Sampson), Madison (Melanie Vallejo), Vida (Angie Diaz), Xander (Richard Brancastiano), Udonna (Peta Rutter), Daggeron (John Tui) e Leanbow (Chris Graham)

Em mais uma adaptação próxima ao material original, Força Mística conta a história de cinco jovens que são escolhidos para herdar poderes mágicos e combater em uma guerra secreta entre magos e forças do mal que se arrasta sem conhecimento da humanidade há anos.