Filmes

Artigo

Omelista Convidada | As animações favoritas do diretor de Piratas Pirados!, Peter Lord

Ícone da Aardman lista com exclusividade cinco filmes que marcaram sua vida e sua carreira

A cozinha
10.05.2012, às 17H43
ATUALIZADA EM 29.06.2018, ÀS 02H44
ATUALIZADA EM 29.06.2018, ÀS 02H44

Piratas Pirados! (The Pirates! Band of Misfits) marca não apenas o retorno ao stop-motion da Aardman como também a volta de Peter Lord à direção. O fundador do estúdio de animação de Wallace & Gromit não assinava um filme desde 2000, quando dirigiu o seu primeiro longa-metragem, A Fuga das Galinhas, depois de uma longeva carreira em curtas.

fantasia

None

wallace e gromit

None

jasao

None

totoro

None

toy story

None

A pedido do Omelete, Lord, que ano que vem completa 60 anos, fez uma lista com os seus cinco longas de animação preferidos. Tem Wallace & Gromit no meio, compreensivelmente, mas há espaço também para um clássico da Disney, um anime, um filme de computação gráfica da Pixar e uma quase-animação... Olha o que Peter Lord tem a dizer sobre cada um deles:

Meu Amigo Totoro

De Hayao Miyazaki, 1988

"Esse filme é simplesmente lindo. É poético, misterioso e ambíguo. Ele caminha sobre essa bela linha entre o medo e o maravilhamento, entre o sonho e a fantasia. Certamente é a evocação mais honesta e mágica da infância já posta numa animação. Não escorrega em clichês nem em sentimentalismo - é só repleto de calor humano e enche o espectador de alegria e encanto."

Fantasia

De vários, 1940

"Esse filme me influenciou quando eu era criança. Algumas cenas fantásticas continham imagens que eu nunca tinha visto numa tela antes, como os segmentos da Noite na Montanha e a Sagração da Primavera. São imagens que hoje, na era da computação gráfica, soam familiares - quase fáceis. Mas na época da sua criação eram revolucionárias e magníficas. Além disso, as coreografias cômicas são lindas, as demonstrações de imaginação são grandiosas e é simplesmente ótimo cinema."

Toy Story

De John Lasseter, 1995

"Qual Toy Story escolher? Todos os três são incríveis. Mas o primeiro parte de uma ideia tão inspirada, e oferece um olhar esperto sobre os mundos que se cruzam dos adultos e das crianças. Adoro esse filme por conta dessa premissa brilhante e por todo o resto. A relação de Buzz e Woody é obra de genialidade cinematográfica."

Wallace e Gromit - A Batalha dos Vegetais

De Nick Park e Steve Box, 2005

"OK, sou o produtor do filme, então dá pra me acusar de favoritismo nessa escolha. Mas eu me nego! Este filme está objetivamente no Top 5 de melhores longas animados. É hilário, surpreendente, inteligente - e Gromit é uma das maiores criações de animação de todos os tempos."

Jasão e os Argonautas

De Don Caffey, 1963

"Eu sei, é trapacear. Não é um filme animado, mas um filme com animação - o que é totalmente distinto. Mas pra mim foi incrivelmente influente, como uma revelação mesmo. Ray Harryhausen [que animou as criaturas em stop-motion] criou alguns dos efeitos visuais mais mágicos e sensacionais da história do cinema. Sei que o trabalho dele afetou Spielberg, Peter Jackson, James Cameron e muitos outros. Ele é um gênio da animação, e a famosa luta entre Jasão e o exército de esqueletos é certamente a melhor coisa do gênero que eu já vi em um filme."

Piratas Pirados! estreia nesta sexta no Brasil.

Conteúdo Patrocinado

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.