Por que 2019 pode ser o ano dos heróis no Oscar

Filmes

Artigo

Por que 2019 pode ser o ano dos heróis no Oscar

Pantera Negra, Vingadores: Guerra Infinita e Homem-Aranha no Aranhaverso podem sair com prêmios no dia 24 de fevereiro

Fábio de Souza Gomes
05.02.2019
16h48

Pantera Negra tornou-se o primeiro longa de super-herói da história a ser indicado ao Oscar de Melhor Filme. A produção dirigida por Ryan Coogler, com isso, vira um marco do gênero que há pelo menos dez anos merecia uma indicação na principal categoria da Academia e pode significar uma mudança e, também, o auge dos super-heróis em uma das principais premiações do cinema.

Em 2008, há pouco mais de dez anos, Christopher Nolan colocava o gênero definitivamente no radar de Hollywood com aquele que até os dias de hoje é considerado um dos maiores filmes de herói da história: Batman: O Cavaleiro das Trevas. Produções com heróis, até então, eram indicadas no máximo para categorias menores e nunca eram lembradas nos principais prêmios da noite. Isso até Heath Ledger não ser apenas indicado, mas vencer como Melhor Ator Coadjuvante por conta do Coringa. Apesar de não ter sido indicado ao Oscar de Melhor Filme, parecia que o longa iria abrir portas para o gênero, mas virou apenas a exceção da regra.

Desde então, os filmes do gênero acabaram esquecidos pela academia apesar de dominarem as bilheterias e se enraizarem na cultura pop mundial. Apesar de filmes como Operação Big Hero e Esquadrão Suicida terem conquistado estatuetas, os longas voltaram a ser coadjuvantes na premiação. Porém, tudo mudou neste ano.

Pantera Negra virou um filme icônico por conta de sua mensagem e de seu elenco, tornando-se um marco da Marvel no cinema. O longa foi indicado para oito prêmios e, além de Melhor Filme, concorre em Melhor Trilha Sonora Original, Melhor Design de Produção, Melhor Canção Original, Melhor Figurino, Melhor Mixagem de Som e Melhor Edição de Som – sendo favorito em design de produção e figurino. Não bastando, Vingadores: Guerra Infinita é o favorito na categoria de Melhor Efeitos Visuais, Homem-Aranha no Aranhaverso deve vencer como Melhor Animação e pode consagrar o gênero na noite do dia 24 de fevereiro.

Até hoje, o gênero tem sido deixado de lado no Oscar, mas Pantera Negra, Guerra Infinita Aranhaverso devem finalmente quebrar esse estigma. Com isso, a expectativa é que o gênero tenha cada vez mais espaço na principal premiação do cinema norte-americano e deixe a noite com algumas estatuetas.