Como será o Oscar de 2021?

Créditos da imagem: Karan Singh/The Academy

Filmes

Lista

Como será o Oscar de 2021?

Em uma temporada afetada pela pandemia de coronavírus, a cerimônia da Academia sofre diversas mudanças

Julia Sabbaga
16.03.2021
13h29
Atualizada em
17.04.2021
15h12
Atualizada em 17.04.2021 às 15h12

2020 foi um ano diferente (para dizer o mínimo) e o impacto da pandemia de Covid-19 na indústria do entretenimento será sentido por muitos anos ainda. Em 2021, uma das mudanças mais significativas neste sentido ficará por conta da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, forçada a implementar diversas alterações para adequar a 93ª Cerimônia do Oscar em um ano de emergência sanitária. 

Para entender exatamente como o Oscar acontecerá, quando e o que mudará na cerimônia, confira abaixo tudo que já sabemos sobre o Oscar 2021

Lista dos indicados

Com o prolongamento do período de elegibilidade, a data do anúncio dos indicados também sofreu alteração, e ocorreu no dia 15 de março. Com 35 indicações por filmes como MankA Voz Suprema do Blues, a Netflix disparou na liderança, em um ano que também será marcado pela diviersidade presente em categorias como direção e atuação.

Quando será o Oscar 2021

Por conta da pandemia de coronavírus o Oscar foi adiado pela quarta vez em toda a sua história, e em 2021 acontecerá em 25 de abril.

Em anos anteriores, a cerimônia da Academia chegou a ser alterada pela inundação em Los Angeles em 1938; pelo assassinato de Martin Luther King em 1968; e pela tentativa de assassinato do Presidente Ronald Reagan em 1981.  

Formato

O formato exato do Oscar de 2021 segue incerto, mas, em carta enviada aos membros, David Rubin, presidente da Academia, sinalizou que apenas indicados, apresentadores e seus acompanhantes devem comparecer pessoalmente à cerimônia - a loteria que distribui convites aos associados não acontecerá este ano.

A premiação vai se dividir entre o Dolby Theater, tradicional casa do Oscar em Hollywood, e a Union Station, estação de trem no centro de Los Angeles, um local maior onde é possível receber convidados com distanciamento. É uma tentativa de fugir do formato majoritariamente remoto, como aconteceu no Emmy e no Globo de Ouro, que não tem rendido bons resultados de audiência.

A cerimônia também terá um evento pré e um evento pós: o Oscars: Into the Spotlight, com performances das canções indicadas, começará as 19h30 de domingo; e o Oscars: After Dark, logo após a premiação, com entrevistas, melhores momentos, e os vencedores recebendo suas estatuetas já personalizadas.

Mudanças de regras por conta da pandemia

A pandemia forçou diversas mudanças de regras da Academia, a começar pela própria mudança de data. Tradicionalmente, o Oscar aceita filmes que foram lançados no ano anterior à cerimônia, de 1º de janeiro a 31 de dezembro, mas para 2021 as regras são diferentes: pela primeira vez desde o sexto Oscar, filmes de dois anos diferentes poderão concorrer, com o período de elegibilidade se estendendo de 1º de janeiro de 2020 a 28 de fevereiro de 2021. 

Ainda, com o fechamento de cinemas de Los Angeles - onde filmes precisavam ser exibidos para se tornar elegíveis ao Oscar - as regras de lançamento também mudaram. Este ano, filmes que estrearam em drive-ins, e longas que pretendiam ser lançados nos cinemas mas foram impedidos e portanto disponibilizados diretamente em formato digital também poderão concorrer.

As duas alterações são temporárias, implementadas apenas pelo impacto da pandemia de coronavírus. 

Outras mudanças em 2021

Além das mudanças temporárias citadas acima, a Academia também fez outras alterações este ano, não relacionadas à pandemia:

As duas categorias de som - mixagem e edição - serão reunidas em uma, reduzindo o número de categorias para 23.

A categoria de trilha sonora original também sofre alteração, estabelecendo o mínimo de trilha original. Para ser elegível, um filme terá que ter 60% de sua composição como inédita - e para sequências e filmes de franquia a trilha precisará ser 80% nova.

Também foi anunciado que todos os membros da Academia agora podem votar na pré-seleção das produções a serem indicadas na categoria de melhor filme internacional, um processo anteriormente feito com um seleto comitê. 

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.