Como será o Oscar de 2021?

Créditos da imagem: Robyn Beck/AFP

Filmes

Lista

Como será o Oscar de 2021?

Em uma temporada afetada pela pandemia de coronavírus, a cerimônia da Academia sofre diversas mudanças

Julia Sabbaga
25.01.2021
11h34
Atualizada em
10.02.2021
21h43
Atualizada em 10.02.2021 às 21h43

2020 foi um ano diferente (para dizer o mínimo) e o impacto da pandemia de coronavírus na indústria do entretenimento será sentido por muitos anos ainda. Em 2021, uma das mudanças mais significativas neste sentido ficará por conta da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, forçada a implementar diversas mudanças para adequar a 93ª Cerimônia do Oscar em um ano de pandemia. 

Para entender exatamente como o Oscar acontecerá, quando e o que mudará na cerimônia, confira abaixo tudo que já sabemos sobre o Oscar de 2021

Quando será o Oscar 2021

Por conta da pandemia de coronavírus o Oscar foi adiado pela quarta vez em toda a sua história, e em 2021 acontecerá em 25 de abril.

Em anos anteriores, a cerimônia da Academia chegou a ser alterada pela inundação em Los Angeles em 1938; pelo assassinato de Martin Luther King em 68; e pela tentativa de assassinato do Presidente Ronald Reagan em 81.  

Como tradição, o Oscar segue programado para acontecer no Dolby Theater em Los Angeles. 

Mudanças de regras por conta da pandemia

A pandemia forçou diversas mudanças de regras da Academia, a começar pela própria mudança de data. Tradicionalmente, o Oscar aceita filmes que foram lançados no ano anterior à cerimônia, de 1º de janeiro a 31 de dezembro, mas para 2021 as regras são diferentes: pela primeira vez desde o sexto Oscar, filmes de dois anos diferentes poderão concorrer, com o período de elegibilidade se estendendo de 1º de janeiro de 2020 a 28 de fevereiro de 2021. 

Ainda, com o fechamento de cinemas de Los Angeles - onde filmes precisavam ser exibidos para se tornar elegíveis ao Oscar - as regras de lançamento também mudaram. Este ano, filmes que estrearam em drive-ins, e longas que pretendiam ser lançados nos cinemas mas foram impedidos e portanto disponibilizados diretamente em formato digital também poderão concorrer.

As duas alterações são temporárias, implementadas apenas pelo impacto da pandemia de coronavírus. 

Anúncio dos indicados

Com o prolongamento do período de elegibilidade, a data do anúncio dos indicados também sofre alteração, e está marcada para 15 de março. 

Outras mudanças em 2021

Além das mudanças temporárias citadas acima, a Academia também fez outras mudanças este ano, não relacionadas à pandemia:

As duas categorias de Som - Mixagem e Edição - serão reunidas em uma, reduzindo o número de categorias para 23.

A categoria de Trilha Sonora Original também sofre alteração, estabelecendo o mínimo de trilha original. Para ser elegível, um filme terá que ter 60% de sua composição como inédita - e para sequências e filmes de franquia a trilha precisará ser 80% nova.

Melhor Filme Estrangeiro também sofreu mudança de nome, passando para Melhor Filme Internacional. Além disso, foi anunciado que todos os membros da Academia agora podem votar na pré-seleção dos filmes a serem indicados, um processo anteriormente feito com um seleto comitê. 

Formato

O formato do Oscar de 2021 segue incerto. Em seu último comunicado, a presidente de entretenimento da ABC (emissora responsável pela transmissão do Oscar) Karey Burke anunciou:

"Nos vemos em um território novo este ano e continuaremos a trabalhar com nossos parceiros da Academia para assegurar uma edição segura e celebratória". 

Especulações da indústria apontam que a Academia estuda um formato presencial, e que a cerimônia não deve acontecer de forma remota ou híbrida, como aconteceu no Emmy.

Várias localizações

Em comunicado divulgado pelo THR, a Academia confirmou que a cerimônia do Oscar de 2021 contará com momentos presenciais. Para diminuir o risco de exposição ao coronavírus, a festa será apresentada de diversos locais diferentes, incluindo o Dolby Theater, que sedia o evento desde 2001.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.