Filmes

Lista

Oscar 2020 | Tudo sobre O Irlandês

Longa de Martin Scorsese lançado pela Netflix é um dos mais indicados do ano

Julia Sabbaga
20.01.2020
15h44
Atualizada em
21.01.2020
16h48
Atualizada em 21.01.2020 às 16h48

O Irlandês, último filme de Martin Scorsese, foi um dos maiores indicados ao Oscar este ano, recebendo 10 nomeações no total, incluindo categorias principais como Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Roteiro, além de duas indicações em Melhor Ator Coadjuvante (para Al Pacino e Joe Pesci). O filme, que marca a 9ª indicação a Scorsese ao Oscar, marca sua carreira também como seu filme mais longo, com 3 horas e meia de duração. 

Devido aos altos custos de produção, que envolveram a tecnologia visual para rejuvenescer o elenco, Scorsese demorou para encontrar um estúdio que topasse produzir O Irlandês. A Netflix foi a responsável por arcar com os custos aproximados de US$ 160 milhões, quantia que tornou o filme mais caro da carreira do diretor. 

Confira abaixo tudo que você precisa saber sobre O Irlandês:

Sinopse

O Irlandês é baseado no livro I Heard You Paint Houses, de Charles Brandt, que conta a saga de Frank Sheeran (interpretado por De Niro nas telonas), um veterano de guerra dividido entre dois trabalhos: ser caminhoneiro e assassino de aluguel preferido da máfia. O filme funciona como as memórias de Sheeran, recontando principalmente seus trabalhos como mercenário para a família criminosa Bufalino, e foca na relação entre Sheeran e o lider sindical Jimmy Hoffa (Al Pacino).

Trailer

Elenco Principal

Robert De Niro interpreta Frank Sheeran, o narrador da história que reconta suas memórias como assassino de aluguel de máfia. Na vida real, Sheeran teve ligações com a família mafiosa Bufalino e supostamente confessou ter assassinado o líder sindical Jimmy Hoffa pouco antes de sua morte. 

Joe Pesci interpreta Russell Bufalino, o chefe da família que contrata Sheeran para diversos trabalhos criminosos, que incluem "pintar casas", um eufemismo utilizado pela máfia para cometer assassinato. Bufalino serve como um mentor para Sheeran, inclusive apresentando o irlandês ao líder sindical Jimmy Hoffa. 

Al Pacino é Jimmy Hoffa, o líder sindical que tem Sheeran como guarda-costas e desenvolve uma relação próxima a este e sua família. 

O trio de protagonistas foi rejuvenescido através de efeitos visuais para que a história de O Irlandês pudesse se passar através de diversos anos, sem mudança de elenco. Além dos papeis principais, o elenco conta também com nomes como Harvey Keitel, Ray Romano e Anna Paquin.

Direção

Lars Nikki/Getty Images/AFP

O Irlandês tem direção de Martin Scorsese, considerado um dos maiores diretores de todos os tempos, e responsável por filmes como Os Bons Companheiros (1990), Cassino (1995) e Os Infiltrados (2006), longa pelo qual levou o Oscar de Melhor Diretor.

Scorsese é o diretor vivo mais indicado na história do Oscar, com nove nomeações no total. Antes de O Irlandês, Scorsese já havia sido indicado por Melhor Direção por Touro Indomável (1980), A Última Tentação de Cristo (1988), Os Bons Companheiros (1990), Gangues de Nova York (2002), O Aviador (2004), Os Infiltrados (2006), A Invenção de Hugo Cabret (2011) e O Lobo de Wall Street (2013). 

Roteiro

O Irlandês concorre ao Oscar por seu roteiro adaptado, escrito por Steven Zaillian e baseado no livro I Heard You Paint Houses, de 2004, escrito por Charles Brandt. Brandt é um advogado e investigador que pesquisou e escreveu a história de vida de Frank Sheeran (papel de De Niro no longa), guarda-costas de Jimmy Hoffa (Pacino). 

Zaillian já venceu o Oscar por Roteiro Adaptado por A Lista de Schindler, em 94, e foi indicado na premiação mais quatro vezes pelos roteiros de Tempo de Despertar (1990), Gangues de Nova York (2002) e O Homem Que Mudou o Jogo (2011), além de O Irlandês.

Onde ver?

O Irlandês está disponível na Netflix desde novembro de 2019.

Bilheteria

O Irlandês teve uma estreia limitada nos cinemas, apenas para que pudesse se tornar elegível ao Oscar (regras da Academia estabelecem que, para concorrer ao Oscar, um filme precisa ter sido exibido nos cinemas por um mínimo de 7 dias consecutivos). Assim, o filme de Scorsese arrecadou um total de US$ 961,2 mil (nos EUA e no mundo).

O filme foi disponibilizado na Netflix e, segundo a plataforma, teve uma audiência total de 26 milhões em sua primeira semana em streaming.

Prêmios que já recebeu

O Irlandês foi um dos filmes mais indicados nesta temporada de premiações, mas entre as cerimônias que já anunciaram seus vencedores, o filme de Scorsese não teve muita sorte. Apesar de 5 indicações no Globo de Ouro e 4 no SAG (Sindicato de Atores), O Irlandês saiu de mãos vazias das duas premiações. No Critics' Choice Awards, O Irlandês recebeu 14 indicações e saiu vencedor apenas da categoria de Melhor Elenco.

O filme ainda foi um dos maiores indicados no BAFTA, com 10 indicações, e aguarda o anúncio de vencedores dos Sindicatos de Diretores e Roteiristas, onde recebeu indicações por Melhor Direção e Melhor Roteiro Adaptado, respectivamente. 

Indicações ao Oscar

Melhor Filme | O Irlandês concorre com outros 8 indicados: Coringa, Ford vs Ferrari, JoJo Rabbit, Adoráveis Mulheres, História de um Casamento, 1917, Era Uma Vez Em... Hollywood e Parasita.

Se O Irlandês ganhar o prêmio principal da noite, quem sobe ao palco são seus produtores: Scorsese, que sairia com o prêmio de Melhor Filme pela 1ª vez (seu longa Os Infiltrados também venceu o Oscar, mas ele não foi produtor no filme), além de Robert De Niro, Jane Rosenthal e Emma Tillinger Koskoff, que também nunca ganharam a estatueta. Koskoff, inclusive, está indicada duas vezes na categoria, já que também serviu como produtora em Coringa.

Ator Coadjuvante: Al Pacino | O Irlandês marca a primeira colaboração entre Al Pacino e Martin Scorsese apesar de os dois terem se conhecido em 1970. Pacino, que também está no elenco de Era Uma Vez Em... Hollywood, já foi indicado ao Oscar 9 vezes em sua carreira, tendo saído vencedor apenas uma vez, por Perfume de Mulher

Ator Coadjuvante: Joe Pesci | Joe Pesci saiu de sua aposentadoria para atuar em O Irlandês, mas segundo o diretor, não foi fácil convencê-lo; de acordo com Scorsese, foram mais de 50 pedidos até que o ator finalmente concordasse em ser escalado [via EW]. 

No Oscar, Pacino e Pesci concorrem com Tom Hanks, por Um Lindo Dia na Vizinhança, Anthony Hopkins por Dois Papas e Brad Pitt por Era Uma Vez em... Hollywood

Direção: Martin Scorsese | Em sua nona indicação ao Oscar, Scorsese concorre com Bong Joon-ho (Parasita), Sam Mendes (1917), Todd Phillips (Coringa) e Quentin Tarantino (Era Uma Vez em... Hollywood). 

Roteiro Adaptado: Steven Zaillian | Em sua quinta indicação ao Oscar, Zaillian concorre com Jojo Rabbit, Coringa, Adoráveis Mulheres e Dois Papas.

Fotografia: Rodrigo Pietro | Pietro é o colaborador frequente de Alejandro Iñárritu e de Martin Scorsese, inclusive tendo sido indicado ao Oscar por seu último trabalho com o diretor, pelo filme Silêncio. Pietro também foi indicado pela fotografia de O Segredo de Brokeback Mountain.

Este ano, ele concorre com Coringa, O Farol, 1917 e Era Uma Vez em... Hollywood

Figurino: Sandy Powell e Christopher Peterson | O figurino de O Irlandês é elogiado principalmente por seu estilo discreto de máfia, que ainda por cima passa por cinco décadas diferentes, representando cada uma de suas transições. Os responsáveis por isso foram Sandy Powell, que recebe sua 15ª indicação ao Oscar, e Christopher Peterson, em sua primeira indicação. Powell já venceu na Academia por seus trabalhos em Shakespeare Apaixonado, O Aviador e A Jovem Rainha Vitória.

O figurino de O Irlandês concorre com Jojo Rabbit, Coringa, Adoráveis Mulheres e Era Uma Vez em... Hollywood. 

Edição: Thelma Schoonmaker | Schoonmaker é a editora principal dos filmes de Scorsese, tendo trabalhado com o diretor em todos os seus filmes desde Touro Indomável, de 1980. Ela já foi indicada ao Oscar 8 vezes (sendo que 7 foram por filmes de Scorsese), e já venceu três vezes, por Touro Indomável, O Aviador e Os Infiltrados

A montagem de O Irlandês concorre com Ford vs Ferrari, Jojo Rabbit, Coringa, Parasita.

Design de Produção: Bob Shaw e Regina Graves | Bob Shaw já ganhou Emmys pela direção de arte de Boardwalk Empire e Mad Men, mas esta é sua primeira nomeação ao Oscar. Ele já trabalhou com Scorsese no design de produção de O Lobo de Wall Street. Graves, mais conhecida por seu trabalho com Woody Allen (em filmes como Café Society e Blue Jasmine), também recebe sua primeira indicação da Academia. 

Em design de produção, O Irlandês concorre com Jojo Rabbit, 1917, Era Uma Vez em... Hollywood e Parasita.

Efeitos Visuais: Pablo Helman, Leandro Estebecorena, Nelson Sepulveda e Stephane Grabli | O Irlandês foi aclamado por seus efeitos visuais principalmente pela tecnologia utilizada para rejuvenescer os atores do elenco. Esta é a 3ª indicação de Helman, depois de Guerra dos Mundos e Star Wars: Episódio II: Ataque dos Clones. Estebecorena já trabalhou com o diretor em O Regresso enquanto Sepulveda tem créditos em Vingadores: Guerra Infinita e Stephane Grabli colaborou em Star Wars: O Despertar da Força.

Os efeitos visuais de O Irlandês concorrem com Vingadores: Ultimato, O Rei Leão, 1917 e Star Wars: A Ascensão Skywalker.