Oscar 2019 | Hollywood reage à decisão de não televisionar quatro categorias

Créditos da imagem: The Academy/Divulgação

Filmes

Lista

Oscar 2019 | Hollywood reage à decisão de não televisionar quatro categorias

Principal crítica foi à ausência de Melhor Fotografia

Mariana Canhisares
13.02.2019
12h05

A decisão da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de não televisionar a entrega dos prêmios de fotografia, edição, curta de live-action e maquiagem e cabelo gerou polêmica em Hollywood. Atores e diretores usaram as redes sociais para expressar suas opiniões:

Seth Rogen

"Que jeito ótimo de celebrar as conquistas do cinema do que não honrar publicamente as pessoas cujos trabalhos são literalmente filmar coisas".

Guillermo del Toro:

"Repostando, revisado: Não presumo sugerir quais categorias deveriam acontecer durante os comerciais na noite do Oscar, mas por favor: Fotografia e Edição são o centro do nosso ofício. Eles não são herdados de uma tradição teatral ou literária. Eles são o próprio cinema".

Alfonso Cuaron:

"Na história do cinema, obras-primas existiram sem som, sem cor, sem história, sem atores e sem música. Nenhum filme jamais existiu sem fotografia e edição".

Reed Morano:

Visualizar esta foto no Instagram.

WHEN RATINGS ARE MORE IMPORTANT THAN THE THING YOU’RE CELEBRATING. OF COURSE THE REVENUE IS MORE IMPORTANT THAN THE ART! (THAT MAKES THE REVENUE) SO THE EASIEST THING TO DO IS JUST FOLD INTO LINE INSTEAD OF STANDING UP FOR THE ART YOU YOURSELF CREATE. JUST ANOTHER DAY IN HOLLYWOOD, FOLKS. 👏🏼👏🏼👏🏼 Pretty sure with those FIVE live full performances of nominated songs we could have reserved a few minutes of time to celebrate the TWO FUNDAMENTAL BUILDING BLOCKS OF EVERY FILM EVER MADE. We are supposed to lead by example. This art is the future of our industry. And what about all the progress we’ve made in these technical fields with regards to gender? No one will see that. And regardless of gender, what message are we sending to the young filmmakers coming up and the world if we, ourselves, can’t even value the two most vital ingredients in a film? #cinematography #editing #gimmeabreak #overit #embarassingdayforfilm

Uma publicação compartilhada por r e e d (@reedmorano) em

"Quando a audiência é mais importante do que a coisa que você está celebrando. Claro que a receita é mais importante do que a arte (que faz a receita)! Então o mais fácil a se fazer é aceitar em vez de defender a arte que você cria. Mais um dia em Hollywood, amigos. Tenho certeza de que com aquelas CINCO performances completas das músicas indicadas poderíamos dedicar alguns minutos para celebrar DOIS BLOCOS FUNDAMENTAIS DE QUALQUER FILME QUE JÁ FOI FEITO. Deveríamos dar o exemplo. Essa arte é o futuro da nossa indústria. E todo o progresso que fizemos nesses campos técnicos em termos de gênero? Ninguém vai ver. E, independente de gênero, que mensagem estamos mandando para os jovens cineastas que estão vindo e para o mundo se nós mesmos não valorizamos dois ingredientes vitais de um filme?"

William Friedkin:

"Que insulto premiar duas das mais essenciais qualidades do cinema no intervalo comercial. Este é um ato equivocado que rouba a relevância restante. Agora é apenas uma plataforma para comerciais".

Russell Crowe:

"A Academia está removendo fotografia, edição e maquiagem do programa televisionado? Essa é uma decisão tão fundamentalmente estúpida que não vou nem tentar ser esperto sobre isso. São apenas muitas palavras burras".

Steve Yedlin:

"O programa de TV cujo propósito é embalar a celebração do ofício do cinema para consumo do público anuncia que o ofício do cinema é muito entediante para consumo do público".

Scott Beck & Bryan Woods:

"'Muito empolgado para ver o Oscar desse ano, porque ele é uns minutos mais curto', disse o millennial que ainda não assiste ao Oscar".

Segundo o posionamento oficial da Academia, a ideia é encurtar o tempo de duração da cerimônia. O presidente John Bailey comentou que a premiação ainda honrará as conquistas dos 24 vencedores, e que os discurusos dos quatro prêmios será transmitido após a cerimônia.

Em streaming, o público poderá acompanhar a entrega ao vivo: "Nós vamos transmitir em streaming estes quatro prêmios online para nossos fãs globais, que poderão assisti-los junto a plateia". 

A entrega do Oscar 2019 acontece no dia 24 de fevereiro, com cobertura completa do Omelete.