Paul Giamatti em Os Rejeitados

Créditos da imagem: Os Rejeitados/Focus Features/Reprodução

Oscar

Notícia

Os Rejeitados é acusado de plágio por roteirista de Luca e Paddington 2

O filme tem cinco indicações ao Oscar, incluindo melhor Filme, Ator e Roteiro Original

Omelete
3 min de leitura
09.03.2024, às 16H18.
Atualizada em 09.03.2024, ÀS 16H59

O roteirista Simon Stephenson, creditado por filmes como Luca, As Aventuras de Paddington 2 e A Vida Eletrizante de Louis Wain, acusou a produção de Os Rejeitados, filme com cinco indicações ao Oscar, de plágio. As informações são da Variety.

De acordo com a publicação, Stephenson entrou em contato com o Sindicato de Roteiristas dos EUA (WGA) informando ter encontrado "um problema relacionado aos créditos em um projeto de alto perfil coberto pela WGA”. Segundo a troca de e-mails, revisada pela Variety, Stephenson escreveu: “a evidência de que o roteiro remanescente foi plagiado linha por linha de Frisco é genuinamente esmagadora".

Stephenson estava se referindo a seu próprio roteiro, Frisco, um drama centrado em um médico infantil de meia-idade, cansado do mundo, e em um paciente de 15 anos de quem ele fica preso cuidando. Os Rejeitados, escrito por David Hemingson e um dos favoritos ao Oscar de Melhor Roteiro Original, é um drama que gira em torno de um professor de internato de meia-idade, cansado do mundo, e o aluno de 15 anos de quem ele fica preso tomando conta.

Em 2013, Frisco era um dos roteiros mais populares de Hollywood e ficou em terceiro lugar na Black List, uma pesquisa anual dos melhores roteiros não produzidos de Hollywood, fundada por Franklin Leonard.

Stephenson alega que Payne tinha o roteiro de Frisco em 2013 e novamente no final de 2019, pouco antes do cineasta abordar Hemingson sobre a colaboração em um projeto. De acordo com a Variety, essa afirmação parece ser apoiada por e-mails envolvendo diversas agências e produtores de Hollywood. Em 28 de agosto de 2013, o fundador da Verve, Bryan Besser, enviou um e-mail para várias pessoas, incluindo Stephenson, que dizia: “Atualização rápida: demos FRISCO ao parceiro de produção de Alexander Payne, Jim Burke, a quem levamos para almoçar ontem. Nossa opinião é que em um mundo ideal esta é a melhor maneira de entrar no Searchlight.” Meses depois, um representante da agência de talentos UTA indicou que Payne lera o roteiro. Em um e-mail, ele disse: "falei diretamente com o executivo de Alexander Payne, Jim Burke, uns tempos atrás e ele disse que Payne gostou [do roteiro], mas não estava interessado em produzir ou dirigi-lo".

Depois de uma primeira tentativa fracassada de apelar para o WGA, Stephenson mandou novo e-mail para o conselho em fevereiro deste ano, onde afirmou que "história, personagens, estrutura, cenas, diálogo" de Os Rejeitados são iguais aos de Frisco. "Muitas das cenas mais importantes estão efetivamente inalteradas e até estão visivelmente idênticas no layout da página", escreveu. Segundo o roteirista, um dos poucos elementos originais de Os Rejeitados seria, ironicamente, o momento em que o personagem de Giamatti reconta o caso de uma pessoa poderosa que se safou de um plágio por ter alidos no corpo docente.

Até o momento, Payne e Hemingson não quiseram comentar. Stephenson confirmou a autenticidade dos e-mails, mas recusou comentários adicionais.

Os Rejeitados acompanha a desventura de um professor mal-humorado (Paul Giamatti) de uma prestigiada escola americana, forçado a permanecer no campus para cuidar do grupo de alunos que não têm para onde ir durante as férias de Natal. Além de Melhor Ator, o longa foi indicado a outros quatro Oscar: Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Roteiro Original, Melhor Atriz Coadjuvante e Melhor Montagem.

O filme está em cartaz nos cinemas brasileiros.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.