Michelle Yeoh no Oscar 2023 (Frederic J. Brown / AFP)

Créditos da imagem: Michelle Yeoh no Oscar 2023 (Frederic J. Brown / AFP)

Oscar

Notícia

Oscar | Nova regra exige que filmes concorrentes fiquem mais tempo nos cinemas

Para concorrer a melhor filme, produções também terão que ser exibidas em mais cidades

Omelete
2 min de leitura
22.06.2023, às 08H35.

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou ontem (21) uma nova regra que aumenta os requisitos para que produções concorram ao Oscar de melhor filme. Como apontou o THR, a mudança entrará em vigor a partir de 2024, o que significa que só impactará a corrida pelo Oscar 2025.

Atualmente, as normas da Academia exigem que um filme permaneça por sete dias em exibição nos cinemas de uma das seis maiores cidades dos EUA. A nova regra adiciona a necessidade de uma expansão após essa primeira semana, exigindo mais sete dias de exibição nos cinemas, em ao menos 10 das 50 maiores cidades americanas.

Essa expansão não precisa vir logo após a primeira semana, apontou a Academia, mas tampouco pode acontecer mais de 45 dias após o lançamento original. Para as produtoras que pretendem lançar filmes no finalzinho do ano, a instituição responsável pelo Oscar exigirá saber com antecedência os planos de distribuição.

A maioria dos filmes de grandes estúdios não sofrerão com essa nova exigência da Academia, que deve atingir mais fortemente os planos de distribuição (e as carteiras) de plataformas de streaming, distribuidoras independentes e filmes estrangeiros que estejam buscando indicações às categorias principais.

Bill KramerJanet Yang, chefes da Academia, explicaram a decisão em um comunicado conjunto: "Nossa missão é celebrar e honrar as artes e ciências do cinema, e nossa esperança é que as novas regras aumentem a visibilidade de filmes ao redor do mundo, encorajando o público a ir até as salas de cinema. Com base em conversas com vários parceiros da indústria, sentimos que essa decisão beneficia artistas e cinéfilos na mesma medida."

A 96ª Cerimônia do Oscar acontecerá em 10 de março de 2024, com os indicados ao principal prêmio do cinema hollywoodiano sendo anunciados em 23 de janeiro.

Ingressos à venda para a CCXP23, o maior festival de cultura pop do mundo. Compre agora!

O Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).

Acompanhe a gente também no Youtube: no Omeleteve, com os principais assuntos da cultura pop; Hyperdrive, para as notícias mais quentes do universo geek; e Bentô Omelete, nosso canal de animes, mangás e cultura otaku.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.