O que é Drive My Car? Conheça o filme japonês indicado ao Oscar 2022

Créditos da imagem: Cena de Drive My Car (Reprodução)

Filmes

Lista

O que é Drive My Car? Conheça o filme japonês indicado ao Oscar 2022

Ryûsuke Hamaguchi dirige primeira produção japonesa a entrar na categoria de melhor filme

Omelete
1 min de leitura
Caio Coletti
08.02.2022, às 13H30
ATUALIZADA EM 09.02.2022, ÀS 11H13
ATUALIZADA EM 09.02.2022, ÀS 11H13

A presença de Drive My Car na lista de indicados a melhor filme no Oscar 2022 não foi exatamente uma grande surpresa, tendo em vista que ele tem angariado indicações durante toda a temporada de premiações (BAFTA, Critics Choice, Globo de Ouro), mas sem dúvida deve trazer mais notoriedade para o drama dirigido por Ryûsuke Hamaguchi.

Este é, de fato, o primeiro longa japonês a conseguir entrada na lista de melhor filme da Academia, e suas três outras indicações (melhor direção, melhor roteiro adaptado e melhor filme internacional) fazem dele a produção nipônica mais nomeada da história do Oscar. Conheça abaixo mais sobre Drive My Car.

 

Do que fala Drive My Car?

Com quase 3h de duração, o filme é uma expansão do conto de mesmo nome de Haruki Mukarami, um dos escritores mais importantes do Japão contemporâneo. Na trama, acompanhamos um diretor de teatro, Yûsuke (Hidetoshi Nishijima), que mergulha nos ensaios de uma nova e difícil produção de Uncle Vanya após a morte da sua esposa.

O longa é baseado na relação entre o protagonista e a motorista que o teatro contrata para ele, a jovem Misaki (Tōko Miura). Inicialmente, Yûsuke deconfia da habilidade de Misaki de dirigir seu amado Saab 900, mas os dois logo descobrem que tem mais em comum do que imaginam.

Quem é Ryûsuke Hamaguchi?

Jung Yeon-je / AFP

O diretor e roteirista japonês de 43 anos já estava vivendo um momento extraordinário antes mesmo das indicações ao Oscar. Em março de 2021, levou o Urso de Prata no Festival de Berlim por outro filme, Roda do Destino (este já em exibição nos cinemas brasileiros); e, em julho, venceu o prêmio de melhor roteiro no Festival de Cannes por Drive My Car.

As quatro indicações da Academia vem para coroar uma trajetória que começou 2008, quando realizou o filme Passion como seu trabalho de conclusão de curso na Universidade das Artes de Tóquio. Seus outros filmes desde então incluem Happy Hour (um épico experimental de 5h de duração) e Asako I & II (disponível no Brasil pelo Looke).

Onde ver Drive My Car?

Cena de Drive My Car (Reprodução)

Drive My Car será lançado pelo serviço de streaming MUBI no Brasil, mas ainda não há previsão de estreia. 

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.