Barbie e Missão Impossível passam em teste de representação da crise climática

Oscar

Notícia

Barbie e Missão Impossível passam em teste de representação da crise climática

Filmes do Oscar 2024 passaram pela checagem

Omelete
2 min de leitura
01.03.2024, às 17H34.
Atualizada em 04.03.2024, ÀS 16H45

O aquecimento global e o clima do planeta são assuntos em telejornais, artigos e até em mesas de bar. Mas será que os filmes estão se preocupando tanto com isso? 

A Good Energy, uma consultoria que visa simplificar a representação do clima no cinema e na TV, se uniu ao Buck Lab for Climate and Environment do Colby College, no Maine, para lançar o Climate Reality Check – uma ferramenta para medir a representação das mudanças climáticas nas telas. E os filmes do Oscar 2024 foram os primeiros a passarem por ela (via Variety). 

Treze dos 31 filmes indicados ao prêmio em 2024 cumprem os requisitos de elegibilidade do Climate Reality Check de serem ambientados na Terra e ocorrerem no presente ou num futuro próximo. Dos treze, apenas três foram aprovados: Barbie, Missão: Impossível – Acerto de Contas e Nyad.

Anna Jane Joyner, fundadora e CEO da Good Energy, se disse feliz de ver que filmes premiados estão se preocupando com o clima. "É uma demonstração clara de que o reconhecimento da crise climática na tela pode ser feito de maneiras divertidas e artísticas que sejam autênticas à história”, disse.

A consultoria e o Colby College apontaram quais momentos desses três filmes tomaram nota das mudanças climáticas.

Em Barbie, Sasha (Ariana Greenblatt) diz à boneca assim que ela chega ao mundo real: “... você está matando o planeta com sua glorificação do consumismo desenfreado”.

No último filme de Missão Impossível, Kittridge (Henry Czerny) reconhece a escassez de recursos naturais, dizendo: “Será uma guerra pelo que resta de nossa energia cada vez menor, água potável e ar respirável”.

Já em Nyad, Bonnie Stoll (Jodie Foster) diz: “A água-viva caixa surgiu do recife raso quando saímos de Cuba. Aquecimento global."

Climate Reality Check foi desenvolvido em consulta com mais de 200 escritores, showrunners, executivos e especialistas em comunicação para garantir que seja fácil, mensurável e criativamente inspirador.

A cerimônia de premiação do Oscar 2024 acontece no próximo dia 10 de março, em Los Angeles, e será apresentada por Jimmy Kimmel.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.