Oscar 2026 | Conheça os rivais de O Agente Secreto a Melhor Filme
Filme de Kleber Mendonça Filho tem concorrentes de peso pela estatueta mais cobiçada da temporada
Após meses de expectativa, O Agente Secreto foi oficialmente indicado ao Oscar 2026. A lista oficial de nomeações, divulgada hoje (22), coloca o filme de Kleber Mendonça Filho na disputa direta por quatro estatuetas da premiação – incluindo a principal delas: Melhor Filme.
Para alcançar efetivamente esse prêmio, entretanto, o longa brasileiro terá que desbancar outros nove candidatos de peso, que marcaram presença (e com força) nas telonas no ano passado.
Conheça melhor, a seguir, os demais postulantes à cobiçada estatueta:
Bugonia
Livremente inspirado na comédia sul-coreana Save the Green Planet (2003), o longa leva a assinatura do prolífico Yorgos Lanthimos, cuja obra vem ganhando repetidamente a atenção da Academia nos últimos.
O enredo de Bugonia gira em torno de Teddy (Jesse Plemons) e Don (Aidan Delbis), dois jovens obcecados por conspirações que sequestram Michelle Fuller (Emma Stone), CEO de uma grande empresa, convencidos de que ela é um alienígena que planeja a destruição do planeta.
Uma Batalha Após a Outra
Paul Thomas Anderson (Magnólia) é a mente por trás desse elogiadíssimo thriller, aclamado por público e crítica como um dos melhores lançamentos do cinema em 2025.
O protagonista é Bob Ferguson (Leonardo DiCaprio), ex-revolucionário que, anos após liderar investidas contra um governo militarizado, vê seu passado ressurgir para assombrá-lo quando o coronel Steven Lockjam (Sean Penn), seu arqui-inimigo, sequestra Willa (Chase Infiniti), filha adolescente do protagonista.
F1: O Filme
Piloto-sensação das corridas de Fórmula 1 nos anos 1990, Sonny Hayes (Brad Pitt) recebe uma proposta tentadora para voltar às pistas.
Ele é convidado para atuar como mentor de Joshua Pearce (Damson Idris), jovem piloto que vem sendo considerado a mais nova promessa da modalidade.
Frankenstein
A adaptação de Guillermo del Toro para o clássico de Mary Shelley – já levado outras vezes ao cinema – acompanha a ousada experiência do cientista Victor Frankenstein (Oscar Isaac) para criar, do zero, uma criatura viva, a partir de pedaços de cadáveres humanos.
Essa ambição, porém, pode custar caro não só a ele, mas a todos a seu redor, já que o fruto da experiência – brilhantemente interpretado por Jacob Elordi – revela-se uma incontrolável fonte de violência.
Hamnet: A Vida Antes de Hamlet
O novo drama histórico da renomada Chloé Zhao (Nomadland) retrata a tragédia pessoal do escritor William Shakespeare (Paul Mescal) e de sua esposa, Agnes (Jessie Buckley), lidando com a dor indescritível pela morte do filho de 11 anos.
A criança se chamava Hamnet (Jacob Jupe) e seria postumamente homenageada pelo pai no título de uma de suas peças mais famosas, Hamlet (1623).
Pecadores
Recordista histórico de indicações, concorrendo a 16 estatuetas, o longa de Ryan Coogler mistura referências históricas e folclóricas para narrar a história de Smoke e Stack, dois irmãos gêmeos (vividos por Michael B. Jordan) que buscam se reconectar com suas raízes, voltando à cidade onde cresceram.
Lá, porém, a dupla tem de enfrentar um perigoso séquito de vampiros que parece ter tomado conta do local.
Marty Surpreme
O diretor e roteirista Josh Safdie se inspirou na história real do mesatenista Marty Reisman para criar a trajetória fictícia de Marty Mauser (Timothée Chalamet), que passa de malandro e apostador compulsivo a campeão do tênis de mesa.
Gwyneth Paltrown (Shakespeare Apaixonado) e Odessa A’zion (I Love LA) também são destaque no elenco, na pele de duas mulheres casadas com quem o protagonista se envolve.
Valor Sentimental
O filme de Joachim Trier foi destaque em Cannes neste ano, vencendo o Grande Prêmio do Festival.
O enredo trata do reencontro da atriz de teatro Nora (Renate Reinsve) e de sua irmã, Agnes (Inga Ibsdotter), com o pai de ambas, o carismático cineasta Gustav (Stellan Skarsgard).
Quando Nora recusa protagonizar o filme que marcaria o retorno de Gustav ao mercado, a estrela norte-americana Rachel Kemp (Elle Faning) acaba assumindo o papel – e sua presença traz ainda mais complicações à já intrincada dinâmica familiar entre o trio.
Sonhos de Trem
Clint Bentley dirige e roteiriza este longa sobre Robert Grainier (Joel Edgerton), homem que, por conta do trabalho como madeireiro em ferrovias, passa muito tempo longe da família – mas é obrigado a rever tais prioridades quando uma tragédia inesperada abala seu lar e a ele próprio.
Sonhos de Trem contou com a direção de fotografia do brasileiro Adolpho Veloso, indicado ao Oscar da respectiva categoria pela obra.