Oscar 2026 | "Golden" e mais: Ouça todas as indicadas a Melhor Canção Original
Conheça os temas que concorrem a trilha do ano na premiação
A corrida pelo Oscar 2026 entrou ontem (22) em sua fase mais acirrada. Com as indicações a cada uma das categorias já devidamente oficializadas, nasce a expectativa (e a torcida) por quais filmes, atores, figurinos e trilhas sonoras, entre outros elementos da produção cinematográfica do último ano, serão premiados em 15 de março.
A categoria de Melhor Canção Original, por exemplo, vêm disputadíssima, com cinco concorrentes de peso para a Academia selecionar a melhor dentre as melhores.
Conheça a seguir as finalistas ao prêmio:
- Oscar 2026 | Lista completa de indicados com O Agente Secreto e Wagner Moura
- Oscar 2026 | Onde Assistir aos 10 Indicados a Melhor Filme
- Oscar 2026 | Os esnobados e as maiores surpresas entre os indicados
- O Agente Secreto | Todos os prêmios e indicações do filme até agora
“Dear Me” – Kesha (Diane Warren: Relentless)
Autora de mais de 400 canções, que foram sucesso na voz de ícones como Beyoncé, Lady Gaga e Taylor Swift, Diane Warren teve sua trajetória e processo criativo detalhados no elogiado documentário de Bess Kargman.
Em um projeto tão essencialmente calcado na música, não poderia faltar uma canção diferente e marcante, que traduzisse seu significado de forma ainda mais emblemática – e esta veio na voz de Kesha, acompanhada de uma letra que enaltece o otimismo e a autoconfiança.
“Golden” – Huntr/x (Guerreiras do K-Pop)
A trilha sonora da animação da Netflix é um sucesso inegável – mas nenhuma das canções desse repertório chegou tão longe quanto “Golden”.
Dono de uma mensagem de autoaceitação e empoderamento feminino, que reflete diretamente o tom da narrativa, o tema ocupou por meses as primeiras posições do ranking da Billboard e foi indicada a quatro estatuetas do badalado prêmio Emmy – e não será surpresa se vier a faturar também o Oscar…
“I Lied to You” – Miles Caton (Pecadores)
Estamos aqui diante de um tema extremamente representativo, não só por refletir a dualidade que consome o personagem de Caton na história, mas também por resumir, em seu arranjo ousado e diversificado, a própria história da música negra.
“I Lied to You” conecta o percussionismo tribal africano, solos de guitarra ao estilo Jimi Hendrix e tons de hip hop clássico, numa celebração da longevidade e da resistência da cultura musical africana através dos tempos.
“Sweet Dreams of Joy” – Ana Maria Martinez (Viva Verdi!)
“Train Dreams” – Nick Cave (Sonhos de Trem)
Não é casual que o tema principal do filme de Clint Bentley seja homônimo ao próprio: a canção produzida por Bryce Dessner casa perfeitamente com o tom melancólico da narrativa, contribuindo diretamente com seu impacto emocional diante da plateia. Uma trilha de cinema para ninguém botar defeito.