Oscar 2026 | Pecadores e mais: Ouça as trilhas sonoras indicadas à premiação
Saiba mais sobre o repertório musical dos filmes indicados à categoria de Melhor Trilha Sonora
Créditos da imagem: Reprodução/Academy of Motion Picture Arts and Sciences
O alvoroço em torno do Oscar 2026 está mais intenso que nunca. Com a divulgação ontem (22) da lista oficial de indicados ao prêmio deste ano, cinéfilos de todo o mundo estão na expectativa pelos vencedores de cada categoria – a serem revelados no dia 15 de março, quando ocorre a cerimônia de entrega das estatuetas.
Embora a maior parte dessa ebulição se concentre nas categorias técnicas e de elenco, os prêmios referentes à parte musical das obras também chamam atenção.
Neste ano, como de costume, tivemos cinco filmes indicados ao troféu de Melhor Trilha Sonora. Conheça, a seguir, detalhes sobre cada um dos candidatos:
- Oscar 2026 | Lista completa de indicados com O Agente Secreto e Wagner Moura
- Oscar 2026 | Onde Assistir aos 10 Indicados a Melhor Filme
- Oscar 2026 | Os esnobados e as maiores surpresas entre os indicados
- O Agente Secreto | Todos os prêmios e indicações do filme até agora
Bugonia
O novo e aclamado filme de Yorgos Lanthimos renovou a parceria do diretor grego com o compositor e arranjador musical Jerksin Fendrix, que já assinara a trilha de outros projetos seus, como Pobres Criaturas (2023) e Tipos de Gentileza (2024).
Lançada no fim de outubro nas principais plataformas digitais, o repertório sonoro de Bugonia conta com faixas originais marcantes, além da clássica interpretação de Marlene Dietrich para o tema “Where Have All the Flowers Gone”.
Frankenstein
O premiado Alexandre Desplat (Jurassic World: Recomeço, O Grande Hotel Budapeste) é o responsável pela parte musical da adaptação de Guillermo del Toro para o clássico de Mary Shelley.
Os temas criados por Desplat especialmente para o longa acompanham diretamente a evolução da narrativa, embalando (e demarcando) momentos centrais da história do cientista Victor Frankenstein (Oscar Isaac) e do Monstro (Jacob Elordi) trazido por ele à existência.
Hamnet: A Vida Antes de Hamlet
Max Richter tem em seu currículo de compositor para cinema e TV filmes como Duas Rainhas (2019) e O Astronauta (2019) e séries como a premiada The Leftovers (2014-2017).
Seus temas para Hamnet refletem a carga dramática e emotiva inerentes ao drama do escritor William Shakespeare (Paul Mescal) e sua esposa Agnes (Jessie Buckley), ao perderem para uma terrível doença o filho de 11 anos.
Pecadores
Lançada em abril, conta com a assinatura do vencedor do Oscar Ludwig Göransson (Oppenheimer), cuja seleção acertadas de temas originais e pré-existentes faz da música um elemento central da narrativa.
Destacam-se nesse repertório canções como “In Moonlight”, composta por Jerry Cantrell, do Alice in Chains, em parceria com o próprio Göransson; “Burry That Guitar”, com participação do baterista Lars Ulrich, do Metallica; e “Dangerous”, tema dos vampiros do filme, na voz de Hailee Steinfeld.
Uma Batalha Após a Outra
Paul Thomas Anderson é daqueles diretores que costumam pensar na trilha de seus filmes quase como uma obra à parte – e o longa estrelado por Leonardo DiCaprio não foge a essa regra.
As 18 faixas que compõem a seleção se dividem entre temas originais por Jonny Greenwood, guitarrista do Radiohead, e hits consagrados das mais diversas épocas, nas vozes de nomes como Ella Fitzgerald, Gill Scott-Heron, Tom Petty e Travis Scott.