O Agente Secreto | Quem são os rivais de Wagner Moura para Melhor Ator no Oscar?
Conheça os atores que concorrem com o brasileiro na corrida pela estatueta
Créditos da imagem: Divulgação
O ego do cinéfilo brasileiro anda inflado do último ano para cá, com as diversas honrarias acumuladas por Ainda Estou Aqui e sua protagonista, Fernanda Torres, nas grandes premiações internacionais.
Esse entusiasmo volta a se acender agora, com a indicação efetiva de O Agente Secreto ao Oscar 2026, em quatro categorias - entre elas, a de Melhor Ator para Wagner Moura.
É cedo, entretanto, para cantar vitória, já que Moura tem concorrentes de peso a desbancar na corrida pelo prêmio.
Conheça, a seguir, os grandes ‘oponentes’ do astro brasileiro nesta reta final da disputa:
Timothée Chalamet (Marty Supreme)
Com duas indicações anteriores na bagagem – por Me Chame Pelo Seu Nome (2018) e Um Completo Desconhecido (2024) –, o ator franco-americano emplaca agora uma terceira postulação ao Oscar de Melhor Ator.
No longa de Josh Safdie, Chalamet entrega mais uma performance madura e irrepreensível, na pele do malandro que faz história no tênis de mesa e se consagra como um grande campeão da modalidade esportiva.
Leonardo DiCaprio (Uma Batalha Após a Outra)
DiCaprio no Oscar é uma promessa que demorou a se concretizar. Indicado diversas vezes ao prêmio, logrou-o de fato uma única vez, em 2016, por sua atuação em O Regresso (2015).
Há quem aposte, entretanto, que o papel do ex-revolucionário Bob Ferguson, às voltas na missão de resgatar a filha de um grupo de desafetos do passado, possa garantir-lhe uma segunda estatueta de Melhor Ator. É aguardar para saber.
Ethan Hawke (Blue Moon)
Em 40 anos de carreira, o astro originário do Texas fora indicado apenas outras duas vezes (enquanto intérprete) ao Oscar - em 2002, por Dia de Treinamento, e em 2015, por Boyhood, ambas como Ator Coadjuvante.
Mesmo assim, o ator é apontado por especialista como um dos maiores rivais de Wagner Moura na corrida pela estatueta de Ator neste ano, por conta do brilho inegável de sua performance como o lendário compositor Lorenz Hart (1895-1943).
Michael B. Jordan (Pecadores)
Os papéis dos gêmeos Stack e Smoke no terror de Ryan Coogler rendeu muitos aplausos ao filho de Michael Jordan, que chegou a ser premiado com o Critics Choice Super Awards do último ano por sua atuação.
Resta saber se esse reconhecimento se repetirá entre a Academia.