Ainda Estou Aqui, filme dirigido por Walter Salles e estrelado por Fernanda Torres, levou o Oscar de Melhor Filme Internacional na noite deste domingo (2).
O filme concorria com outros nomes de expressão, como A Garota da Agulha, A Semente do Fruto Sagrado, Flow e seu mais polêmico concorrente, Emilia Pérez.
É a primeira vez que um filme brasileiro conquista a estatueta de Melhor Filme Internacional, e a primeira vitória totalmente do Brasil no Oscar como um todo.
- Ainda Estou Aqui bate 2 milhões de espectadores no Brasil
- Lista completa de vencedores do Globo de Ouro
Vale lembrar que outras produções também foram indicadas a Filme Internacional no passado, como O Pagador de Promessas (1963), O Quatrilho (1996), O Que é Isso, Companheiro? (1998) e Central do Brasil (1999), este último também do diretor Walter Salles e com a mãe de Fernanda Torres, Fernanda Montenegro, no papel principal.
Ainda Estou Aqui é ambientado no Brasil de 1971, e mostra um país em crise e sob o controle cada vez maior da ditadura militar. Baseado nas memórias de Marcelo Rubens Paiva sobre sua mãe, Eunice Paiva, a história verídica acompanha uma mãe de cinco filhos que é obrigada a se reinventar como ativista quando seu marido é sequestrado pela Polícia Militar e desaparece sob sua custódia.
O filme de Walter Salles está atualmente nos cinemas e deve ganhar uma sobrevida em cartaz graças à premiação. A produção ainda não tem data para estreia no streaming, entretanto, por ser uma produção Original do Globoplay, é esperado que ele chegue ao serviço em breve.