Ainda Estou Aqui | Prefeitura do Rio criará Casa do Cinema Brasileiro em cenário

Oscar

Notícia

Ainda Estou Aqui | Prefeitura do Rio criará Casa do Cinema Brasileiro em cenário

Casa onde produção foi filmada será transformada em espaço com exposição interativa

Omelete
2 min de leitura
03.03.2025, às 16H00.
Atualizada em 03.03.2025, ÀS 16H20

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, anunciou em sua conta no X que a Prefeitura do Rio vai transformar a casa onde Ainda Estou Aqui foi filmado na Casa do Cinema Brasileiro, um espaço para a memória de Eunice Paiva e sua família, além de celebrar o legado de Fernanda Torres, Fernanda Montenegro e a conquista do primeiro Oscar do Brasil, pelo filme de Walter Salles.

"A Casa do Cinema Brasileiro vai estar pronta para receber a nossa primeira estatueta. Quem sabe ela não vem morar aqui? Nós vamos sorrir", publicou Paes. Confira abaixo.

Ainda Estou Aqui é ambientado no Brasil de 1971, e mostra um país em crise e sob o controle cada vez maior da ditadura militar. Baseado nas memórias de Marcelo Rubens Paiva sobre sua mãe, Eunice Paiva, a história verídica acompanha uma mãe de cinco filhos que é obrigada a se reinventar como ativista quando seu marido é sequestrado pela Polícia Militar e desaparece sob sua custódia.

O filme de Walter Salles está atualmente nos cinemas e deve ganhar uma sobrevida em cartaz graças à premiação. A produção chega no dia 6 de abril ao Globoplay.

Os principais filmes na corrida do Oscar este ano incluiam Emilia PérezO BrutalistaAnoraConclave e o brasileiro Ainda Estou Aqui, estrelado por Fernanda Torres. O longa dirigido por Walter Salles (Central do Brasil) foi indicado em Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz.

Ainda Estou Aqui fez história e deu ao Brasil seu primeiro Oscar de todos os tempos. O longa ficou com prêmio de Melhor Filme Internacional, enquanto o principal vencedor da noite foi Anora, com cinco estatuetas, incluindo a de Melhor Filme, Melhor Direção para Sean Baker e Melhor Atriz para Mikey Madison. Baker quebrou um recorde do Oscar ao vencer quatro prêmios pelo mesmo filme, um feito inédito.

O Brutalista ficou em segundo lugar, levando para casa os prêmios de Melhor Ator para Adrien Brody, Melhor Trilha Sonora para Daniel Blumberg e Melhor Fotografia para Lol CrawleyDuna: Parte 2, Wicked: Parte Um Emilia Pérez venceram dois prêmios cada. 

O Oscar teve transmissão ao vivo na Max e TNT, com cobertura também ao vivo do Omelete, que você pode rever no YouTube ou acima.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.