Séries e TV

Lista

Orange is the New Black | Tudo o que você precisa relembrar antes do 6º ano

Série mostrará o que acontecerá com as presas após rebelião

Rafael Gonzaga
26.07.2018
20h30

A sexta temporada de Orange is the New Black está saindo do forno na Netflix e, antes de encarar a maratona dos novos episódios com as detentas de Litchfield, pode ser melhor relembrar tudo o que aconteceu com elas no último ano. Após os desdobramentos de uma rebelião causada por fatores como a revolta pela morte de Poussey, as condições precárias da cadeia e uma arma levada para dentro do lugar por um guarda sociopata, o futuro das detentas se tornou incerto. Na última cena, Piper, Alex, Red, Nicky, Gloria, Taystee, Cindy, Suzanne, Blanca e Freida estão em um bunker secreto esperando a polícia invadir o local, mas, antes disso, muita coisa aconteceu. Relembre os momentos mais importantes da série antes de embarcar no sexto ano:

Presa por engano

Reprodução/ Netflix

Linda, representante da MCC, empresa responsável pelo sucateamento de Litchfield, estava na cadeia no momento que a rebelião começa e acaba ficando presa por lá. Para não sofrer represália, ela se disfarça e finge ser uma das prisioneiras - usando inclusive Boo para garantir proteção na cadeia. Quando sua máscara cai, a situação piora, mas de outras formas: ela não consegue provar que está entre as presidiárias por engano e acaba sendo enviada junto de todas as mulheres nos ônibus para a segurança máxima.

Morte de Humphrey

Reprodução/ Netflix

A quinta temporada começa com Daya dando um tiro na perna de Humphrey para que ele pare de falar - o problema é que o tiro atinge uma veia importante e, mesmo que Sophia e Gloria tentem resolver o ferimento, as coisas pioram para o guarda sádico. Enquanto está na enfermaria, Trepada sofre uma isquemia cerebral causada por Maureen Kukudio - depois disso, ele passa a temporada inteira vegetando em uma maca, até Suzanne nota que ele não está mais respirando. No fim da temporada, o corpo dele é abandonado em um depósito de produtos de limpeza por Taystee.

Gravidez de Lorna

Reprodução/ Netflix

A quinta temporada traz mais uma gravidez: Lorna. A temporada começa com Lorna e Nicky flertando, mas, Lorna magoa Nicky dizendo que só transou com ela por conta dos hormônios de sua suposta gravidez. Nicky diz então, que cansou de sofrer por ela e dá um tempo na relação das duas - isso piora o quadro mental de Lorna. Surpreendentemente, mais à frente, Lorna usa um teste de gravidez que confirma sua gravidez e ela consegue mandar um recado do alto do telhado da prisão para Vinnie avisando sobre o bebê - ele, inicialmente, foge, mas Nicky faz com que ele volte e assuma a criança.

Fuga de Pennsatucky

Reprodução/ Netflix

Depois que Pennsatucky consegue roubar a arma que está nas mãos de Angie e Leanne, as duas se revoltam - ela chega a passar por uma espécie de julgamento na cadeia por ter entregado a arma na mão de um guarda. Isso faz com que Pennsatucky comece a ser hostilizada na cadeia por praticamente todo mundo menos Boo - o auge é quando trancam ela à força dentro de um banheiro químico. Porém, ela acaba fugindo junto com os reféns que Gloria liberta sem contar às outras detentas ao fazer um acordo com a GC que permitiria a ela ver filho. No fim, a vemos escondida na casa de Charlie.

Sophia de volta?

Reprodução/ Netflix

Na quinta temporada, Sophia está no salão de beleza quando é procurada por Gloria para tentar salvar Humphrey e evitar que Daya se complique por ter matado um policial. Desde então, ela fica na enfermaria cuidando das pessoas - até a hora que a rebelião se torna uma confusão por conta da posse da arma e ela decide sair da cadeia pela porta da frente e se entregar. Provavelmente, Sophia será vista na nova temporada, já que, por tecnicamente ter fugido de Litchfield, é mandada para a segurança máxima - mesmo lugar onde veremos parte das personagens que seguiram na rebelião.

Batata quente

Reprodução/ Netflix

A arma que Humphrey levou para a cadeia passa por muitas mãos na quinta temporada. Depois de Gloria tomar a arma de Daya sem que ela saiba, o objeto acaba sendo tomado por Angie e Leanne. Quem consegue roubar delas é Pennsatucky, que entrega a arma para o guarda Charlie - esse, por sua vez, acaba arrancando um pedaço de um dedo de Leanne disparando sem querer. Só após a fuga de Charlie da cadeia que a confusão causada pela arma termina - e outras, é claro, começam.

O bebê de Daya

Reprodução/ Netflix

Com Daya no centro da rebelião durante o começo da temporada, a situação da personagem se complica gradativamente. Sua mãe, que conseguiu liberdade descobre que Daya atirou em Humphrey durante uma entrevista para um programa de TV e alerta a filha sobre como isso pode complicar seu futuro. Daya, então, decide ligar para a mãe de Mendez e confessa que sua filha está, na verdade, viva e vivendo em um lar provisório. Desanimada com suas perspectivas, ela diz para Delia que ela pode ficar com a criança - depois disso, Daya se entrega.

Morte de Piscatella

Reprodução/ Netflix

Red e Blanca descobrem, investigando a papelada da cadeia, que Piscatella matou um homem na cadeia e resolvem atraí-lo para dentro da cadeia e, assim, provar que ele é um psicopata. Elas conseguem, mas as coisas saem do controle. Descontrolado dentro de Litchfield, Piscatella tortura várias presas, quebrando o braço de Alex e raspando a cabeça de Red - ele só para quando elas tomam o controle e prendem ele. Com a rebelião perto de acabar, Red liberta Piscatella, mas, ironicamente, ele é confundido com uma das detentas por uma equipe de guardas despreparados e morre com um tiro na cabeça.

Culpa pela morte de Poussey

Reprodução/ Netflix

Após sair da cadeia e começar a trabalhar com seu pai, o guarda Bayley, responsável pela morte de Poussey, afunda em remorso e passa a buscar a todo custo uma forma de punição, mesmo com todos a sua volta o tratando como alguém completamente inocente. Durante a quinta temporada, ele começa a beber demais, se entrega - sem sucesso - para as autoridades e até mesmo tenta se matar com o que seria uma overdose de corante. Bayley visita, então, o pai de Poussey, tentando se desculpar e pedir uma punição, mas o homem diz apenas que o ex-guarda merece toda a dor que está sentindo.

Piper e Alex noivas

Reprodução/ Netflix

Após altos e baixos durante toda a série - e os momentos baixos envolvem uma ser responsável pela outra estar na cadeia -, parece que finalmente as coisas começaram a se acertar para Piper e Alex. No bunker, após o ataque de Piscatella, Piper faz um emocionante discurso sobre o amor e a vida serem dolorosos, mas que, ao lado de Alex, tudo isso doeria menos. A declaração termina com Piper pedindo Alex em casamento, o que ela prontamente aceita.