O Senhor dos Anéis | Comentários racistas traem obra de Tolkien, diz showrunner
J.D. Payne lembrou que A Sociedade do Anel foi formada por pessoas “diferentes umas das outras encontrando um objetivo comum na amizade e realizando grandes feitos”
Créditos da imagem: Amazon Studios/Divulgação
Não é segredo para ninguém que, desde que anunciou que teria protagonistas negros em seu elenco, O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder tem recebido diversos ataques racistas de pessoas que se autodenominam fãs. J.D. Payne, co-showrunner da produção, vê os comentários preconceituosos como ações de pessoas que nunca realmente entenderam a mensagem antitotalitarismo da obra de J.R.R. Tolkien. “O espírito [dos livros] é sobre povos diferentes que não confiam uns nos outros e que não se parecem encontrando um objetivo comum na amizade e realizando grandes feitos”, disse ele ao THR.
“É esse espírito que tentamos colocar em cada vírgula e ponto final da série. Que essa vontade seja ofensiva e enfureça as pessoas... é muito difícil para nós entendermos”, continuou o produtor, dizendo que não entende como alguém pode fazer comentários dessa espécie e acreditar que está “lutando pelo bem”. “Mesmo se estiver lutando por algo que você acredita ser bom, se você fizer algo pior [que seu adversário] nessa luta, então você se torna mau”.
Embora tristes, os comentários racistas direcionados ao elenco não surpreenderam a Amazon, que se organizou para apagar os ataques preconceituosos direcionados à produção e ao seu elenco. “Conhecemos nosso público global e também conhecemos os lados mais sombrios de pessoas que podem manipular avaliações e têm outros pontos de vista que não apoiamos”, disse Jennifer Salke, chefe do Amazon Studios.
- [Opinião] Ariel, Annabeth, Morte, Estelar, elfos negros e um milhão de racistas
- 2º ano de Anéis de Poder pode ser focado em Sauron
- Irmãos Russo e Netflix queriam fazer uma série de Aragorn
- O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder inicia filmagens da segunda temporada
- Elenco se pronuncia contra ataques racistas
- [Recap] Como foi o sexto episódio
O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder aborda a Segunda Era, se concentrando em Galadriel (Morfydd Clark) e sua busca por vingança contra o terrível (e desaparecido) Sauron, responsável pela morte do irmão. A criação do Um Anel e a queda de Númenor são alguns dos eventos dessa mesma época na mitologia de Tolkien.
A série está em exibição pelo Prime Video, com episódios novos às sextas-feiras, e já tem cinco temporadas garantidas.
O Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).
Acompanhe a gente também no Youtube: no Omeleteve, com os principais assuntos da cultura pop; Hyperdrive, para as notícias mais quentes do universo geek; e Bentô Omelete, nosso canal de animes, mangás e cultura otaku.