Bernard Hill em 'O Senhor dos Anéis: As Duas Torres'

Créditos da imagem: Reprodução

Filmes

Notícia

Morre Bernard Hill, o Rei Théoden de O Senhor dos Anéis, aos 79 anos

Ator também ficou conhecido por viver o capitão Edward Smith em Titanic

Omelete
2 min de leitura
05.05.2024, às 12H29.
Atualizada em 05.05.2024, ÀS 12H39

O ator Bernard Hill morreu neste domingo (5) aos 79 anos. A notícia foi divulgada por seu agente, Lou Coulson, à BBC, que não divulgou a causa da morte.

Hill ganhou fama na cultura pop por ter vivido o Rei Théoden na trilogia O Senhor dos Anéis e o capitão Edward Smith em Titanic, de 1997. Nos filmes de Peter Jackson, ele participou de As Duas Torres, de 2002, e O Retorno do Rei, de 2003, com amplo destaque —boa parte do segundo filme da franquia envolve o seu personagem, líder de Rohan. Já no filme de James Cameron, ele marcou o público ao viver o comandante do maior desastre marítimo da história.

O ator ainda marcou presença em sucessos de bilheteria como Gandhi, de 1982, e Operação Valquíria, de 2008, além de participar de produções como Crime Verdadeiro e Sonho e uma Noite de Verão, ambos de 1999. 

Nascido em Blackley, na Inglaterra, Bernard Hill começou a carreira como ator em 1976, ao fazer um policial na série Crown Court. Na televisão britânica, ele teve bastante destaque na série inglesa Boy from the Blackstuff, produzida em 1982 e uma sequência de outro seriado famoso da época. O personagem do ator, um trabalhador levado ao limite pelos problemas gerados pelo governo, acabou servindo de inspiração para protestos contra a então vigente administração de Margaret Thatcher.

O sucesso ajudou Bernard Hill a obter espaço em produções mais relevantes da indústria durante os anos 1980, começando por Gandhi —onde viveu o sargento Putnam. Além do filme de Richard Attenborough, o ator trabalhou em filmes como Rebelião em Alto-Mar, de 1984 e com Mel Gibson e Anthony Hopkins; e Afogando em Números, de 1988 e dirigido por Peter Greenaway.

Bernard Hill ainda manteria uma carreria no teatro durante esses anos, até 1995 participando de montagens como a de Macbeth no Haymarket Theatre de Leicester, em 1986, e a de Gasping no Royal Theatre de Londres, em 1990.

Ele deixa a esposa, a atriz Marianna Hill, e o filho Gabriel.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.