Cena de O Senhor dos Anéis: A Guerra dos Rohirrim (Reprodução)

Créditos da imagem: Cena de O Senhor dos Anéis: A Guerra dos Rohirrim (Reprodução)

Filmes

Artigo

O Senhor dos Anéis: O que é a Guerra dos Rohirrim, e como se conecta à trilogia?

Animação estreia nos cinemas em dezembro

Omelete
3 min de leitura
22.08.2024, às 14H24.
Atualizada em 22.08.2024, ÀS 14H41

A grande saga da Terra-Méda, criada por J.R.R. Tolkien, já colecionava fãs quando estava ainda nas páginas de O Senhor dos AnéisO HobbitContos Inacabados O Silmarillion. Entretanto, foi com a chegada da trilogia de Peter Jackson nos cinemas que o mundo inteiro passou a conhecer de fato quem era Frodo, Sauron, o Um Anel, onde ficava o Condado ou Rohan e Mordor.

Nos últimos anos, estamos vendo a obra de Tolkien crescer ainda mais, seja com a segunda trilogia feita por Jackson, expandindo a história de O Hobbit, seja pelos jogos de videogame lançados ou pela série do Prime VideoOs Anéis de Poder. A Warner já anunciou que vai continuar expandindo essas histórias no cinema, incluindo um filme sobre Gollum, que deverá ter a volta de Aragorn e Gandalf.

E, no final de 2024, voltaremos para a Terra-Média, dessa vez em formato de anime, com O Senhor dos Anéis: A Guerra dos Rohirrim, animação dirigida por Kenji Kamiyama, que vai mostrar o destino do lendário rei de Rohan, Helm Hammerhand. Philippa Boyens, parte da equipe de roteiristas da trilogia original, será consultora no filme e Peter Jackson o produtor executivo.

Qual é a história de A Guerra dos Rohirrim?

Cena de O Senhor dos Anéis: A Guerra dos Rohirrim (Reprodução)
Cena de O Senhor dos Anéis: A Guerra dos Rohirrim (Reprodução)

A história de A Guerra dos Rohirrim - nome dado aos cavaleiros do reino de Rohan - se passa mais de um século antes dos eventos da trilogia original, e acompanha a vida de Helm Hammerhad, Rei de Rohan, e sua filha, a Princesa Hera, que será a protagonista da história. Um ataque surpresa de Wulf, um senhor Dunlendino astuto e implacável em busca de vingança pela morte de seu pai, força Helm e seu povo a fazerem uma última resistência ousada na em uma antiga fortaleza chamada Hornburg. Encontrando-se em uma situação cada vez mais desesperadora, Hera, filha de Helm, precisa reunir forças para liderar a resistência contra um inimigo mortal empenhado em sua aniquilação.

Qual a ligação de A Guerra dos Rohirrim com O Senhor dos Anéis?

Cena de O Senhor dos Anéis: A Guerra dos Rohirrim (Reprodução)
Cena de O Senhor dos Anéis: A Guerra dos Rohirrim (Reprodução)

Helm Hammerhead foi mencionado por J.R.R. Tolkien nos apêndices dos livros, mas sua história nunca foi detalhada. No filme, veremos Helm, Hera e seu povo montando uma última linha de defesa na fortaleza de Hornburg em meio aos ataques de Wulf, um lorde Dunlending. A história se passa 183 anos antes dos eventos da trilogia de O Senhor dos Anéis e, pelo nome do rei, podemos perceber algo familiar, principalmente em As Duas Torres: o Abismo de Helm.

A fortaleza de Hornburg de A Guerra dos Rohirrim é o famoso local onde vão os cavaleiros de Rohan, junto com o Rei Théoden (Bernard Hill), Aragorn (Viggo Mortensen), Legolas (Orlando Bloom) e Gimli (John Rhys-Davies), para enfrentar a horda de orcs e Uruk-Hai que marcharam de Isengard, a torre dominada por Saruman (Christopher Lee).

Qual a ligação de A Guerra dos Rohirrim com os filmes?

Miranda Otto em O Senhor dos Anéis (Reprodução)
Miranda Otto em O Senhor dos Anéis (Reprodução)

Uma das maiores conexões entre A Guerra dos Rohirrim e a trilogia de Peter Jackson é o envolvimento do diretor e de Philippa Boyens na produção. Além disso, assim como nos filmes, a animação será produzida pela New Line e pela Warner Bros.

O anime terá também a volta de Miranda Otto, que interpretou Éowyn nos filmes de Jackson. A personagem será a narradora da história, já que ela é uma Rohirrim, assim como Théoden, seu filho morto em As Duas Torres, Théodred e Grima Língua-de-Cobra (Brad Dourif).

Nos filmes de O Senhor dos Anéis, os Rohirrim, os cavaleios de Rohan, são liderados por Éomer (Karl Urban). Em As Duas Torres, eles encontram Aragorn, Legolas e Gimli, e depois Gandalf, no ataque final, salvando seu povo no Abismo de Helm.

O Senhor dos Anéis: A Guerra dos Rohirrim estreia em 12 de dezembro nos cinemas.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.