A grande saga da Terra-Méda, criada por J.R.R. Tolkien, já colecionava fãs quando estava ainda nas páginas de O Senhor dos Anéis, O Hobbit, Contos Inacabados e O Silmarillion. Entretanto, foi com a chegada da trilogia de Peter Jackson nos cinemas que o mundo inteiro passou a conhecer de fato quem era Frodo, Sauron, o Um Anel, onde ficava o Condado ou Rohan e Mordor.
Nos últimos anos, estamos vendo a obra de Tolkien crescer ainda mais, seja com a segunda trilogia feita por Jackson, expandindo a história de O Hobbit, seja pelos jogos de videogame lançados ou pela série do Prime Video, Os Anéis de Poder. A Warner já anunciou que vai continuar expandindo essas histórias no cinema, incluindo um filme sobre Gollum, que deverá ter a volta de Aragorn e Gandalf.
E, no final de 2024, voltaremos para a Terra-Média, dessa vez em formato de anime, com O Senhor dos Anéis: A Guerra dos Rohirrim, animação dirigida por Kenji Kamiyama, que vai mostrar o destino do lendário rei de Rohan, Helm Hammerhand. Philippa Boyens, parte da equipe de roteiristas da trilogia original, será consultora no filme e Peter Jackson o produtor executivo.
Qual é a história de A Guerra dos Rohirrim?
A história de A Guerra dos Rohirrim - nome dado aos cavaleiros do reino de Rohan - se passa mais de um século antes dos eventos da trilogia original, e acompanha a vida de Helm Hammerhad, Rei de Rohan, e sua filha, a Princesa Hera, que será a protagonista da história. Um ataque surpresa de Wulf, um senhor Dunlendino astuto e implacável em busca de vingança pela morte de seu pai, força Helm e seu povo a fazerem uma última resistência ousada na em uma antiga fortaleza chamada Hornburg. Encontrando-se em uma situação cada vez mais desesperadora, Hera, filha de Helm, precisa reunir forças para liderar a resistência contra um inimigo mortal empenhado em sua aniquilação.
Qual a ligação de A Guerra dos Rohirrim com O Senhor dos Anéis?
Helm Hammerhead foi mencionado por J.R.R. Tolkien nos apêndices dos livros, mas sua história nunca foi detalhada. No filme, veremos Helm, Hera e seu povo montando uma última linha de defesa na fortaleza de Hornburg em meio aos ataques de Wulf, um lorde Dunlending. A história se passa 183 anos antes dos eventos da trilogia de O Senhor dos Anéis e, pelo nome do rei, podemos perceber algo familiar, principalmente em As Duas Torres: o Abismo de Helm.
A fortaleza de Hornburg de A Guerra dos Rohirrim é o famoso local onde vão os cavaleiros de Rohan, junto com o Rei Théoden (Bernard Hill), Aragorn (Viggo Mortensen), Legolas (Orlando Bloom) e Gimli (John Rhys-Davies), para enfrentar a horda de orcs e Uruk-Hai que marcharam de Isengard, a torre dominada por Saruman (Christopher Lee).
Qual a ligação de A Guerra dos Rohirrim com os filmes?
Uma das maiores conexões entre A Guerra dos Rohirrim e a trilogia de Peter Jackson é o envolvimento do diretor e de Philippa Boyens na produção. Além disso, assim como nos filmes, a animação será produzida pela New Line e pela Warner Bros.
O anime terá também a volta de Miranda Otto, que interpretou Éowyn nos filmes de Jackson. A personagem será a narradora da história, já que ela é uma Rohirrim, assim como Théoden, seu filho morto em As Duas Torres, Théodred e Grima Língua-de-Cobra (Brad Dourif).
Nos filmes de O Senhor dos Anéis, os Rohirrim, os cavaleios de Rohan, são liderados por Éomer (Karl Urban). Em As Duas Torres, eles encontram Aragorn, Legolas e Gimli, e depois Gandalf, no ataque final, salvando seu povo no Abismo de Helm.
O Senhor dos Anéis: A Guerra dos Rohirrim estreia em 12 de dezembro nos cinemas.