Séries e TV

Artigo

Como The Umbrella Academy lida com a transição de gênero de Viktor?

Assim como o ator Elliot Page, personagem é um homem transgênero

Omelete
3 min de leitura
Caio Coletti
22.06.2022, às 10H19
ATUALIZADA EM 30.06.2022, ÀS 11H19
ATUALIZADA EM 30.06.2022, ÀS 11H19

ATENÇÃO: Spoilers de The Umbrella Academy a seguir!

A terceira temporada de The Umbrella Academy chegou hoje (22) à Netflix - e, em meio às crises apocalípticas e superpoderes da trama, outro aspecto dos novos episódios vinha deixando os fãs curiosos: como eles lidariam com a transição de gênero de Viktor Hargreeves, interpretado por Elliot Page.

O personagem revela se identificar como um homem transgênero logo nos primeiros capítulos da temporada. Quando os irmãos Hargreeves estão entocados no Hotel Obsidian após o primeiro confronto com a Sparrow Academy, Viktor resolve radicalizar o visual e aparece com os mesmos cabelos curtinhos que Elliot adotou desde sua transição.

Em uma conversa subsequente com os irmãos Diego (David Castaneda), Klaus (Robert Sheehan) e Five (Aidan Gallagher), ele se reintroduz com o seu novo nome. "Quem é Viktor?", pergunta Diego, inicialmente confuso. "Eu sou. É quem eu sempre fui. Isso é um problema para algum de vocês?", responde ele.

Após uma breve hesitação, os três irmãos se mostram receptivos. "Nah, tudo bem por mim", diz Diego. "Sim, por mim também. Legal", replica Klaus. "Realmente feliz por você", arremata Five, antes de seguir a conversa sobre o último evento apocalíptico enfrentado pela família.

Pouco depois, é a vez de Allison (Emmy Raver-Lampman) descobrir que "ganhou" um irmão. Durante um passeio, ela pede desculpas a Viktor por nunca ter percebido, e ele responde: "Você não poderia saber, porque nem eu sabia, inteiramente".

Refletindo sobre como o seu romance com Sissy (Marin Ireland) o ajudou a explorar a própria identidade, Viktor completa: "Ela me mostrou que nunca poderia ser livre se continuasse me escondendo de quem sou. Depois de perdê-la, percebi que não consigo viver naquela caixa mais. Não consigo e não vou".

A sensível cena termina com Allison e Viktor olhando para o vidro de uma lanchonete, onde suas imagens estão refletidas. Depois do irmão confessar que sempre odiou espelhos, Allison pergunta: "O que você vê agora?". A resposta vem rápida: "Eu. Só eu".

Durante o restante da temporada, a identidade de Viktor é mencionada algumas outras vezes, sempre de passagem, e sem se tornar uma complicação na trama. Por exemplo, quando Luther (Tom Hopper) fica sabendo, dias depois do restante dos irmãos, ele pergunta se a família não deve celebrar de alguma forma o momento.

"Luther quer te dar uma festa para você se sentir amado. Você se sente amado?", pergunta Diego ao irmão, do seu jeito direto. "Oh... Sim, me sinto", responde um Viktor tímido.

Em passagem pelo Late Night with Seth Meyers (veja na íntegra aqui), Page falou sobre a construção dessa parte da história, revelando que o autor e jornalista Thomas Page McBee, também transgênero, foi consultado pela equipe de roteiristas da série durante o processo.

"Quando conversei com [o showrunner Steve Blackman] pela primeira vez sobre isso, ele pareceu muito animado com a perspectiva de incorporar a minha transição à série. Depois, Thomas chegou e nos ajudou. O resultado é algo do qual eu me orgulho, e que eu estou animado para que as pessoas vejam", comentou.

Os 10 episódios da 3ª temporada de The Umbrella Academy já estão disponíveis na Netflix.

Conteúdo Patrocinado

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.