Foto de The Crown

Créditos da imagem: The Crown/Netflix/Divulgação

Netflix

Lista

The Crown | Compare os astros que já interpretaram a família real na série

Seriado que terminará na 6ª temporada mostra várias fases da história de Elizabeth e cia.

Camila Sousa
02.10.2020
14h18
Atualizada em
02.10.2020
14h56
Atualizada em 02.10.2020 às 14h56

Não há dúvidas que The Crown é uma das maiores produções originais da Netflix. Lançada em 2016, a série mostra os bastidores da família real britânica e tem saltos temporais entre suas temporadas, o que fez o elenco ser trocado algumas vezes para mostrar o novo período da história.

O seriado já tem três temporadas no ar e mais 3 confirmadas, que devem mostrar a história dos personagens até o começo dos anos 2000. Na lista abaixo comparamos os astros que já interpretaram membros da família real em diferentes momentos da trama, ou que já estão confirmados para temporadas futuras.

A 4ª temporada de The Crown estreia em 15 de novembro. Os três primeiros anos estão disponíveis na Netflix

Rainha Elizabeth II

Fase 1: Claire Foy; Fase 2: Olivia Colman; Fase 3: Imelda Staunton
Divulgação
  • Fase 1: Claire Foy; Fase 2: Olivia Colman; Fase 3: Imelda Staunton

A série começa mostrando a juventude de Elizabeth e como ela precisou assumir o trono após a renúncia do tio e morte de seu pai. A atriz escolhida para interpretar a rainha no período foi a britânica Claire Foy, que já tinha feito trabalhos como The Promise (2011), White Heat (2012) e Crossbones (2014). Após a série, ela esteve no elenco de Distúrbio (2018), O Primeiro Homem (2018) e estrelou o novo filme de Millennium: A Garota na Teia de Aranha (2018).

Com a primeira passagem de tempo, a série escolheu Olivia Colman para continuar como Elizabeth. A atriz é uma veterana do cinema e da TV, marcando presença em produções como The Night Manager (2016), Fleabag (2016-2019) e A Favorita (2019), filme pelo qual levou o Oscar de Melhor Atriz em 2019.

Já a terceira (e inédita) fase da rainha em The Crown terá ninguém menos do que Imelda Staunton no papel principal. Para os fãs de cultura pop ela é conhecida pelo papel de Dolores Umbridge em Harry Potter, mas a carreira de Staunton vai muito além disso, começando na década de 80 e passando por produções como O Segredo de Vera Drake (2004), pelo qual foi indicada ao Oscar, A Confession (2009) e Crossbones (2014).

Philip, Duque de Edimburgo

Fase 1: Matt Smith; Fase 2: Tobias Menzies; Fase 3: Jonathan Pryce
Divulgação
  • Fase 1: Matt Smith; Fase 2: Tobias Menzies; Fase 3: Jonathan Pryce

Focando na juventude dos protagonistas, a série começa com Matt Smith no papel de Philip, marido de Elizabeth que ganhou o título de Duque de Edimburgo. Smith é um ator britânico de prestígio, conhecido especialmente por ter protagonizado Doctor Who entre 2010 e 2014. 

Quando virou para sua segunda fase, The Crown trouxe Tobias Menzies para assumir o posto de Philip. O astro é um veterano da TV (começou a carreira em 2000) e um rosto conhecido do público por séries como Roma (2005-2007), The Night Manager (2016), The Terror (2018), Outlander (2014-2018), em que interpretou Frank e Jack Randall e Game of Thrones (2013-2019), no papel de Edmure Tully.

A terceira e última fase de The Crown terá Jonathan Pryce como o Duque de Edimburgo. Outro nome de peso da dramaturgia britânica, Pryce atua desde a década de 70 e é conhecido pelas novas gerações por interpretar o Alto Pardal em Game of Thrones (2015-2016) e o Papa Francisco no filme da Netflix Dois Papas (2019).

Princesa Margaret

Fase 1: Vanessa Kirby; Fase 2: Helena Bonham Carter; Fase 3: Lesley Manville
Divulgação
  • Fase 1: Vanessa Kirby; Fase 2: Helena Bonham Carter; Fase 3: Lesley Manville

Margaret é a irmã mais nova de Elizabeth. Sem as mesmas responsabilidades do cargo de rainha, ela sempre foi considerada com personalidade forte e diferente da irmã. Exatamente por isso a escolha das atrizes que a interpretam em The Crown são perfeitas. 

A primeira fase ficou com Vanessa Kirby, que atua em grandes produções desde 2010 e já esteve em filmes como Questão de Tempo (2013), O Destino de Júpiter (2015) e Missão: Impossível - Efeito Fallout (2018). 

Já a segunda fase ficou com mais uma atriz conhecida, entre outras coisas, por estar em Harry Potter. Helena Bonham Carter, a Bellatrix Lestrange da saga mágica, continuou muito bem o papel de Margaret nos cinemas, fazendo um belo contraponto em tela com Olivia Colman. Claro, Bonham Carter também é conhecida por outras produções além de Harry Potter, como Clube da Luta (1999), Os Miseráveis (2012) e várias parcerias com Tim Burton, como Sweeney Todd (2007).

Quem interpretará a princesa na fase final da história é Lesley Manville, outra atriz com a carreira consolidada desde a década de 70 e conhecida por produções como Harlots (2017-2019) e Trama Fantasma (2017).

Príncipe Charles

Fase 1: Billy Jenkins; Fase 2: Julian Baring; Fase 3: Josh O’Connor
Divulgação
  • Fase 1: Billy Jenkins; Fase 2: Julian Baring; Fase 3: Josh O’Connor

Primogênito da Rainha e herdeiro do trono, Charles também apareceu em diferentes fases de The Crown. Na primeira, ainda criança, ele foi interpretado por Billy Jenkins, astro mirim que fez sua estreia no seriado. Depois disso, Jenkins esteve nas séries Humans, Britannia e Cursed - A Lenda do Lago, também da Netflix.  

Marcando a primeira passagem de tempo da série, Charles passou a ser interpretado por Julian Baring, ator mirim estreante na televisão, que chamou a atenção por sua semelhança com o príncipe da vida real. 

Na fase atual de The Crown, o personagem é interpretado por Josh O’Connor, que na terceira temporada já começou seu romance com Camilla Shand e, em breve, será visto ao lado da Princesa Diana (de quem vamos falar mais para frente). O’Connor é britânico e tem trabalhos na TV desde 2012, com passagens por produções como Doctor Who (2013), Peaky Blinders (2014) e Les Misérables (2019).

Tony Armstrong-Jones

Fase 1: Matthew Goode; Fase 2: Ben Daniels
Divulgação

Fase 1: Matthew Goode; Fase 2: Ben Daniels

Também conhecido como Conde Snowdon, Tony Armstrong-Jones foi marido da Princesa Margareth entre 1960 e 1978. Como a quarta temporada da produção começa nos anos 70, é provável que a série aborde a separação dos dois.

Em sua fase jovem, Tony foi interpretado por Matthew Goode, ator que trabalha no cinema e na TV desde o começo dos anos 2000. Para o público nerd, ele é conhecido por ter interpretado Ozymandias no filme de Watchmen, em 2009, e também esteve em séries como The Good Wife (2014-2015) e Downton Abbey (2014-2015).

Em sua segunda fase, o personagem é interpretado por Ben Daniels, que começou sua carreira nos anos 80 e tem diversas experiências na TV, como Lei & Ordem: Reino Unido (2009-2010), House of Cards (2013-2014) e O Exorcista (2016-2017).

Princesa Diana

Fase 1: Emma Corrin; Fase 2: Elizabeth Debicki
Divulgação
  • Fase 1: Emma Corrin; Fase 2: Elizabeth Debicki

A Princesa Diana ainda nem apareceu de fato no seriado, mas já há duas atrizes confirmadas para o papel. Nascida Diana Frances Spencer, a Lady Di era filha de aristocratas britânicos, o que a tornou, aos olhos da coroa, uma boa candidata a esposa do Príncipe Charles. Diana se casou com ele em 1981 e, como o primeiro teaser já indica, a quarta temporada abordará a cerimônia. Quem interpreta Diana nesta primeira fase é Emma Corrin, atriz com poucas experiências na TV e conhecida mais pelo papel recente de Esme na série Pennyworth (2019).

Diana já está confirmada para a próxima fase do seriado e será interpretada por Elizabeth Debicki. Com experiências no cinema desde 2011, a atriz é conhecida por participações em grandes produções, como O Grande Gatsby (2013), Macbeth: Ambição e Guerra (2015), The Night Manager (2016) e Guardiões da Galáxia Vol. 2 (2017), em que fez o papel de Ayesha. 

Camilla Shand

Emerald Fennell
Divulgação
  • Emerald Fennell

Conhecida também como Duquesa da Cornualha, Camilla tem um papel importante em toda a história da Família Real. Também parte da sociedade aristocrática da Inglaterra, ela conheceu o Príncipe Charles ainda na década de 70 e os dois namoraram, mas a Família Real não a via como uma companheira “adequada” para ele. Assim Camilla se casou com Andrew Parker Bowles (de quem pegou o sobrenome) e Charles se casou com Diana. Depois disso, há muitas controvérsias sobre como a relação dos dois se manteve. Para alguns eles eram só grandes amigos, mas outros afirmam que Camilla e Charles se tornaram amantes. O caso veio à tona nos anos 90 e culminou na separação de Charles e Diana. Atualmente, Camilla é casada com Charles e o ajuda nas tarefas reais.

Por enquanto há apenas uma atriz escalada como Camilla: Emerald Fennell, que também é roteirista e produtora da série Killing Eve. Como atriz, ela esteve no filme A Garota Dinamarquesa (2015) e na série Call the Midwife (2013-2017). Como The Crown deve mostrar os acontecimentos da família real até o começo dos anos 2000, o casamento entre Camilla e Charles em 2005 não deve ser abordado.

Menção honrosa: Winston Churchill

Foto de The Crown
Divulgação
  • John Lithgow

Ainda que não faça parte da Família Real, vale muito citar Winston Churchill, interpretado na série por John Lithgow. Churchill foi Primeiro-Ministro do Reino Unido duas vezes, entre 1941 e 1945, e 1951 e 1955, e tinha uma boa relação com a Rainha Elizabeth, que tinha sido coroada há pouco tempo na época de seu segundo mandato. The Crown já finalizou sua abordagem da história de Churchill, mostrando sua morte na 3ª temporada. 

Lithgow, um dos poucos americanos do elenco de The Crown, atua desde a década de 70 e já esteve em produções como Footloose: Ritmo Louco (1984), O Dossiê Pelicano (1993) e na série Dexter (2009), em que fez o papel do serial killer Arthur Mitchell.

Menção honrosa: Margaret Thatcher

Foto de The Crown
Divulgação
  • Gillian Anderson

Ela ainda nem apareceu na série, mas também merece essa menção honrosa. Tradicionalmente, os Primeiros-Ministros do Reino Unido têm uma relação próxima com a realeza, com quem discutem grandes questões sobre o país, e por isso dois deles aparecem aqui. Mas diferente de Churchill, Thatcher não tinha uma relação tão boa com Elizabeth e por isso há uma grande expectativa com a chegada de Anderson ao elenco.

Conhecida como a “Dama de Ferro”, Thatcher foi Primeira-Ministra durante um longo período de tempo, entre 1979 e 1990, e ficou conhecida dessa forma por suas opiniões e políticas fortes, que inclusive receberam o nome de Thatcherismo. Thatcher será mostrada pela primeira vez na quarta temporada da série, que estreia na Netflix em 15 de novembro.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.