Netflix

Artigo

Como as séries de comédia evoluíram ao longo dos anos

De Friends a Space Force, sitcoms mudaram no humor, estrutura e mais

A cozinha
13.06.2020
14h39

Não é exagero dizer que as séries de comédia definiram a televisão. Algumas das maiores obras do meio são do gênero, seja clássicas como I Love Lucy ou os hits noventistas, como Seinfeld e Friends. Mas, como todo gênero que se mantém de pé por tanto tempo, algumas mudanças precisam ocorrer. Como foi a evolução das sitcoms de lá para cá?

O humor é o primeiro ponto. Se Friends era bastante progressista em muitos aspectos, a série também deixava a desejar em piadas frequentes sobre homossexualidade e a obesidade de Monica (Courteney Cox). Isso, é claro, não é exclusivo de seriados antigos: How I Met Your Mother, originalmente exibida entre 2005 e 2014, também cometia muitas dessas decisões questionáveis. Há outras produções que quiseram questionar isso diretamente, como Brooklyn Nine-Nine e seu carinho pela diversidade e representatividade.

Outra grande mudança é a estrutura. Se antes sitcoms eram gravadas em sets únicos, com público ao vivo, ao longo dos anos vários programas quiseram brincar com a edição e outras linguagens, com a já-citada How I Met Your Mother e The Office. A diferença de formato pede que os roteiristas sejam espertos na hora de escrever as piadas, que podem se aproveitar da forma como são contadas para garantir mais impacto e risadas.

O ponto final é a introdução do drama. Tendência moderna, várias séries atuais flertam com humor e temas pesados em medidas iguais. E com bastante sucesso, já que nomes como Fleabag, BoJack Horseman, Atlanta e Barry foram cobertas de prêmios, boas críticas e carinho do público.

Como os produtores e atores se sentem quanto à evolução da comédia? Para descobrir, questionamos o elenco de Space Force, série da Netflix por Greg Daniels, de The Office, que reúne grandes nomes das sitcoms, como Steve Carrell, Lisa Kudrow, Ben Schwartz e mais. Confira tudo no vídeo no topo da página!

Space Force é uma criação da equipe por trás de The Office e satiriza o investimento do presidente americano Donald Trump para criar uma unidade do exército dos Estados Unidos focada na defesa espacial. Protagonizada por Steve Carell, a série ainda conta com Lisa Kudrow, John Malkovich, Ben Schwartz, Diana Silvers e Tawny Newsome no elenco. Carell produz a comédia ao lado de Greg Daniels.

A primeira temporada de Space Force já está disponível na Netflix.