Séries e TV

Entrevista

Senna: "Passei de fã a íntimo dele", diz showrunner sobre série da Netflix

Produção com Gabriel Leone já está disponível no serviço de streaming

Omelete
2 min de leitura

Vicente Amorim tinha uma tafera nobre, porém muito difícil ao assumir a posição de showrunner de Senna, nova minissérie da Netflix sobre Ayrton Senna, ícone da Fórmula 1. Por retratar a vida de um dos maiores ídolos do Brasil, o produtor e diretor, que cresceu sendo fã do atleta, precisava mergulhar de cabeça na trajetória pessoal e profissional do piloto.

Amorim, de 58 anos, passou a juventude acompanhando os grandes feitos de Senna na Fórmula 1. Contudo, para que a produção da Netflix fosse fiel aos principais fatos da carreira do atleta, ele também precisava conhecer o homem Ayrton Senna.

"Eu sou de uma geração que acompanhou o Ayrton Senna desde o começo, desde as primeiras corridas dele. Eu sou 10, 15 anos mais novo que ele era, mais ou menos, então eu era muito fã dele. Eu sempre fui fã de automobilismo, e quando o Senna surgiu, qualquer um que gostava de automobilismo se tornava fã do Senna", compartilhou o cineasta em bate-papo com a imprensa durante as gravações da série, em Buenos Aires. 

"Durante a pesquisa, durante a preparação, eu que já conhecia bastante o Senna, obviamente conhecia como esportista, não tanto como homem", continuou. "Criei uma intimidade com o Senna que eu não tinha. Eu passei de fã a me sentir muito próximo a ele. Passei de fã a íntimo do Senna."

O showrunner explicou que, para que o trabalho ficasse a altura das expectativas, ele precisava sentir que Senna estava "ao seu lado" no set. "Eu acho que através da pesquisa, através de tudo que eu descobri, através da relação que eu e a família Senna criamos, os roteiristas e os Gullane, que me precedem nesse projeto, tudo que conversamos, eu passei a sentir o Senna presente do meu lado para conseguir escrever e dirigir essa série. Então além de ser um trabalho muito técnico, esportivo, uma aventura, a gente também está contando, de alguma forma, um thriller intimo quando a gente fala do Senna."

Protagonizada por Gabriel Leone (Dom), Senna ainda conta com Matt Mella como Alain Prost, Johannes Heinrichs como Niki Lauda, Joe Hurst como Keith Sutton, Steven Mackintosh como Frank Williams e Kaya Scodelario. A direção fica a cargo de Vicente Amorim e Julia Rezende. Já o roteiro é de Álvaro Campos, Gustavo Bragança, Rafael Spínola, Thais Falcão e Álvaro Mamute.

Senna já está disponível no catálogo da Netflix.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.