Round 6 rendeu US$ 900 mi para Netflix, mas seu criador "não ficou rico"
Hwang Dong-hyuk abriu mão de pagamentos residuais em seu contrato com o streaming
Créditos da imagem: Cena de Round 6 (Reprodução)
O sucesso global de Round 6 fez o valor de mercado da Netflix aumentar em US$ 900 milhões, segundo uma nova reportagem do Los Angeles Times - mas o criador da série, Hwang Dong-hyuk, tem sido transparente em entrevistas sobre o pouquíssimo lucro que Round 6 lhe rendeu, pessoalmente.
"Eu ganhei o bastante para colocar comida na mesa, mas não estou rico", comentou ele. Hwang explicou que, em seu contrato, ele cedeu todos os direitos intelectuais de Round 6 para a Netflix, e abriu mão de pagamentos residuais (aqueles que os profissionais criativos recebem quando suas obras são reproduzidas com o passar do tempo).
O acordo assinado pelo roteirista veio depois de anos tentando vender a sua ideia para várias emissoras sul-coreanas e internacionais, que sempre o rejeitaram. Hwang concedeu em diversas entrevistas que, salvo pelo apoio da Netflix, Round 6 nunca teria existido.
Como reporta o Los Angeles Times, no entanto, os termos do contrato do criador não são incomuns na indústria sul-coreana, e especialmente nas produções que são compradas por plataformas de streaming americanas.
"No começo, [com o sucesso de Round 6] eu fiquei animado ao pensar que as minhas séries poderiam ser assistidas por pessoas ao redor do mundo, mas agora estou pensando: 'E daí? Não vou ganhar nada com isso'", comentou um roteirista da indústria coreana, que não quis ser identificado por nome.
Round 6 é a série mais vista da história da Netflix, com mais de 2 bilhões de horas vistas na plataforma. A segunda temporada está atualmente em produção, mas não tem data de estreia definida.
Ingressos à venda para a CCXP23, o maior festival de cultura pop do mundo. Compre agora!
O Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).
Acompanhe a gente também no Youtube: no Omeleteve, com os principais assuntos da cultura pop; Hyperdrive, para as notícias mais quentes do universo geek; e Bentô Omelete, nosso canal de animes, mangás e cultura otaku.