Rei Charles III oficializa regulamentação de streamings no Reino Unido

Créditos da imagem: Leon Neal / AFP

Netflix

Notícia

Rei Charles III oficializa regulamentação de streamings no Reino Unido

Medida vai afetar Netflix e outras plataformas

Omelete
2 min de leitura
07.11.2023, às 10H13.

O Rei Charles III oficializou nesta terça-feira (7) a implementação da Lei dos Meios de Comunicação (Media Bill, no original), medida que visa a regulamentação de serviços de streaming no Reino Unido em conjunto com as redes de televisão. O texto agora irá para as mãos do parlamento britânico.

Publicada no início deste ano, a Lei é uma medida para colocar os streamers dos EUA sob a estrutura regulatória do Ofcom, o que significaria que eles podem ser multados em até 250.000 libras (R$ 1,4 milhão) ou totalmente restringidos no Reino Unido se violarem as regras sobre material prejudicial que se aplicam às emissoras públicas há décadas.

De acordo com o discurso do rei, o texto irá "proteger melhor as crianças com padrões semelhantes aos usados na televisão. O projeto de lei garantirá que os padrões sejam respeitados nos serviços de streaming por meio de um novo código de vídeo sob demanda proporcional, a ser elaborado e aplicado pelo Ofcom."

Empresas como a Netflix e o Prime Video criticaram a medida, dizendo que as regras de imparcialidade poderiam ter um efeito "dissuasor" sobre a iniciativa de disponibilizar documentários ao público britânico. No início deste ano, a Netflix ameaçou remover preventivamente filmes e programas de TV de seu catálogo local para evitar infringir as novas regulamentações, caso estas fossem oficializadas.

A mudança, no entanto, irá satisfazer os apelos da população e parte do governo para alinhar os streamers com as emissoras, dada a quantidade de conteúdo do Reino Unido que as plataformas norte-americanas produzem e quantos talentos britânicos eles adquiriram nos últimos anos.

"O acesso à Internet e os serviços de streaming mudaram fundamentalmente a forma como o público consome conteúdo transmitido, mas as nossas emissoras de serviço público são regidas por leis escritas há 20 anos. A Lei dos Meios de Comunicação é necessária para permitir que estas emissoras possam competir neste novo mundo, para que possam continuar a desenvolver competências e a impulsionar o crescimento nas indústrias criativas em todo o Reino Unido", acrescenta o texto.

 *************

Faça parte da nossa comunidade: Temos bastidores no Canal do WhatsApp, entre no debate no Telegram e acompanhe a gente também no YouTube (youtube.com/omeleteve)

Ingressos à venda para a CCXP23, o maior festival de cultura pop do mundo. Compre agora!

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.