Imagem de La Casa de Papel

Créditos da imagem: Divulgação/Netflix

Séries e TV

Notícia

La Casa de Papel: Relembre os principais planos do grupo do Professor até agora

Primeiro volume da Parte 5 estreia em 3 de setembro

A cozinha
26.08.2021
12h18
Atualizada em
26.08.2021
12h36
Atualizada em 26.08.2021 às 12h36

O fim está próximo: Os primeiros episódios da Parte 5 de La Casa de Papel chegam já no dia 3 de setembro, prometendo trazer fortes emoções. Mas, antes, que tal relembrar os planos mirabolantes que o Professor e seus comparsas já usaram na série? 

Confira abaixo:

PARTE 1

Episódio 06 - ‘Plano Cavalo de Troia’: Quando o inspetor Ángel entra na Casa da Moeda disfarçado de paramédico para ajudar na cirurgia de Arturo, baleado pela própria polícia. Helsinki instala uma escuta nos óculos do policial para que o Professor tenha acesso a tudo o que é dito entre a inspetora Raquel e os oficiais.

Episódio 7 - ‘Plano B’: Pela tubulação de ar, o coronel Suárez tenta invadir o prédio vestido com o macacão e a máscara de Salvador Dalí, a fim de se infiltrar entre os reféns enquanto Arturo era operado. Mas o que ele não esperava é que o Professor ordenasse que as vítimas trocassem a máscara por outra diferente. Assim, a gangue conseguiria identificar o impostor. O resultado deste plano foi que Ángel, logo após sair da Casa da Moeda, avisou Raquel da situação e a operação de invasão foi abortada.

Episódio 09 - Plano ‘Valência’: La Banda dispara aleatoriamente com as metralhadoras sob gritos de alguns reféns ao fundo. São 150 tiros que levam Raquel e a polícia a pensar que houve uma execução em massa dos sequestrados. Porém, nada mais era do que uma forma de ganhar tempo. Com a estratégia, o Professor sabia que os oficiais pediriam provas de vida dos aprisionados. O resultado em números: precisamente 2 horas extra para imprimir 16 milhões de euros a mais.

PARTE 2

Episódio 4 - ‘Plano Chernobyl’: Um plano confidencial, guardado a sete chaves por Berlim e pelo Professor, revelado por Berlim após um longo período sem comunicação entre o Professor e a Casa da Moeda. Berlim contou ao grupo do que se tratava o Plano Chernobyl, que, para sorte da gangue, nunca teve que ser executado. Era ‘um plano desesperado mas bonito’ que consistia em soltar balões com dinheiro dentro e explodi-los com tiros de metralhadoras, formando uma chuva de notas de 50 euros para a população. Caso tudo desse errado, o caos ajudaria na fuga dos assaltantes.

PARTE 3

Episódio 2 - ‘Plano Banco da Espanha’: Um plano quase impossível, criado pelo pai de Berlim e do Professor, aprimorado por Palermo e pelo próprio Professor, com o objetivo de roubar o Banco da Espanha. Para resgatar Rio, eles precisavam fazer o que mais sabiam: roubar. Então, o Professor colocou em prática uma antiga ideia, anterior ainda à do assalto à Casa da Moeda: uma missão ousada e que envolvia toda a equipe, novos aliados e 90 toneladas de ouro.

Episódio 2 - ‘Estratégia Aikido’: Utilizando a força do inimigo a seu favor, a ideia dos assaltantes foi se disfarçar como soldados e usar a Guarda Civil e a segurança do banco em benefício próprio. Assim, La Banda conseguiu esvaziar o prédio (afinal, é mais fácil controlar um grupo menor de reféns) e transportar todo o material bélico do roubo para dentro do Banco da Espanha.

Episódio 3 - ‘Jacques-Yves Cousteau’: A estratégia para retirar todo o ouro do cofre do Banco da Espanha levou o nome de um ex-oficial da marinha francesa, documentarista, cineasta, oceanógrafo e inventor mundialmente conhecido por suas viagens de pesquisa a bordo da embarcação Calypso. Berlim planejava retirar as 90 toneladas de ouro submersas através de uma câmara de despressurização instalada na porta do cofre e, então, fundir todo ouro em pequenas pepitas para facilitar o transporte pelo encanamento.

Episódio 7 - ‘Pequenas Férias’: Quando Rio é libertado e consegue reencontrar seus amigos no Banco da Espanha, a gangue deve retirar a escuta implantada pelo governo espanhol sob a pele dele. Lembram que a trupe já havia treinado essa cirurgia antes, caso tivessem que performá-la?

Episódio 8 - ‘Plano Alcatraz’: Com Lisboa e Professor em perigo, a gangue precisava de uma tática de distração e, para isso, usou um simpático furão, o GPS que estava implantado em Rio e a tubulação de esgoto para enganar o Coronel Tamayo e a inspetora Sierra. Com a polícia focada em uma possível fuga de dentro do banco, o Professor consegue escapar do cerco policial para dar continuidade à missão.

PARTE 4

Episódio 1 - ‘Plano Hamelin’: Marsella, totalmente envolvido nas táticas do lado de fora do banco, coloca em prática mais uma ação de distração da polícia. Em um acidente forjado, ele deixa rastros com material genético do Professor para enganar os agentes civis e fugir para o quartel-general de operações da gangue.

Episódio 7 - ‘Plano Paris’ : O último truque na manga do Professor: o resgate de Lisboa consistia em driblar 26 policiais para salvá-la antes de ser transferida do tribunal para a cadeia depois de seu depoimento para a justiça. Benjamin e seus capangas perfuraram 11 metros de parede para ter acesso ao estacionamento do tribunal, onde construíram uma parede falsa e a resgataram. Depois de libertada, Raquel retorna de forma épica - de helicóptero - para o interior do Banco da Espanha.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.