Jogos Sagrados | Série indiana da Netflix é processada por difamação
Seriado foi acusado de humilhar o falecido político Rajiv Gandhi
Jogos Sagrados, a primeira série original indiana da Netflix, se envolveu em uma polêmica recentemente, como aponta o Hollywood Reporter.
O programa está sendo processado pela forma como representou Rajiv Gandhi, ex-Primeiro Ministro da Índia. Em certo ponto, o seriado cita o político como envolvido em casos de corrupção. A narração também chama diretamente Gandhi de "fattu", gíria indiana para covarde, por ceder a demandas de grupos muçulmanos.
É importante ressaltar que o governo indiano censura séries de TV e filmes para adequá-los a certas regras e normas, porém o mesmo não é válido para a Netflix, categorizada como conteúdo de internet. "O seriado Jogos Sagrados tem diálogos inapropriados, ataques políticos e até discursos, que são humilhantes e ferem a reputação do senhor Rajiv Gandhi", afirma o processo, liderado por Nikhil Bhalla, advogado e membro do partido que era liderado por Gandhi até o seu assassinato em 1991. "Não podemos permitir, em nome da liberdade de expressão, que algo assim seja transmitido em todas as casas sem levar em conta o impacto que terá na sociedade."
A Suprema Corte de Delhi ouvirá o caso na próxima segunda, 16 de julho. Enquanto isso, todos os oito capítulos de Jogos Sagrados permanecem no catálogo da Netflix - na Índia e também no Brasil.