Netflix

Notícia

Enola Holmes | Entenda a disputa dos herdeiros de Conan Doyle contra a Netflix

Processo por infração de direitos autorais quase impediu o lançamento do longa

25.09.2020, às 11H35.

Uma das grandes estreias da semana na Netflix, o filme Enola Holmes se envolveu em uma polêmica antes mesmo de seu lançamento. Em junho de 2020, foi revelado que os proprietários da obra de Arthur Conan Doyle, autor e criador do personagem de Sherlock Holmes, entraram com um processo por infração de direitos autorais do detetive. A ação deixou muita surpresa, já que o personagem está em domínio público desde 2014. Sendo assim, por que o investigador interpretado por Henry Cavill gerou um problema judicial?

As histórias de Sherlock Holmes que caíram em domínio público são as escritas antes da 1ª Guerra Mundial, quando o investigador era completamente frio e quase incapaz de sentir emoções. Já os contos lançados pelo Sir Conan Doyle após o conflito, entre 1923 e 1927, mostram o detetive demonstrando emoções, chegando a ter uma relação realmente fraterna com a jovem Enola. Então o argumento utilizado pelos herdeiros do espólio de Conan Doyle é que essa versão de Enola Holmes utiliza o Sherlock que ainda está protegido pelos direitos autorais que os pertencem.

Este não é a primeira vez que os herdeiros de Arthur Conan Doyle entram com processo por violação dos direitos. Em 2015 o alvo foi a Miramax pelo filme Mr. Holmes, que mostra a aposentadoria do detetive, período que também segue protegido pelos direitos autorais. Este caso foi resolvido com um acordo de valores não divulgados. É possível que o novo processo siga o mesmo caminho, já que Enola Holmes já está disponível na Netflix.

Enola Holmes conta a origem da jovem irmã mais nova do mais famoso detetive da literatura interpretada por Millie Bobby Brown. Henry Cavill interpreta o icônico investigador Sherlock Holmes e o longa conta também com Helena Bonham Carter (Clube da Luta) como a mãe dos personagens. Harry Bradbeer (FleabagKilling Eve) dirige e Jack Thorne (Extraordinário) escreve o roteiro, que adapta a série literária Os Mistérios de Enola Holmes de Nancy Springer. Os livros, que começaram a ser publicados em 2006, acompanham a jovem Enola enquanto ela faz suas investigações. O primeiro deles é intitulado The Case of the Missing Marquess.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.