Séries e TV

Notícia

Demolidor | Diretor explica como fez plano-sequência de 11 minutos

Cena sem cortes precisou de 7 tentativas e contou com cerca de 50 dublês

Natália Bridi
27.10.2018
18h53

Um dos destaques da terceira temporada de Demolidor é o plano-sequência de 11 minutos do quarto episódio, "Ponto Cego". Em entrevista ao ColliderAlex Garcia Lopez, que comanda esse capítulo e "Karen" no ano três, conta como foi feita a cena sem cortes em que  Matt Murdock (Charlie Cox) enfrenta uma emboscada na prisão. 

Lopez revela que a cena, escrita por Lewaa Nasserdeen, não era um plano-sequência originalmente. Depois de ler as 12 páginas do trecho no roteiro, o diretor diz ter tido a ideia de fazer sem cortes para "sentir a ansiede, desespero e a jornada levemente quase suicida em que Matt está". Depois que a abordagem foi aprovada pela Netflix, Lopez visitou a locação da prisão com Gary Ray Stearns, o coordenador de dublês, e Christopher LaVasseur, o diretor de fotografia, para planejar a cena, tendo em mente que precisavam de espaços para substituir Charlie Cox pelo dublê Chris Brewster, além de planejar a movimentação do câmera e do operador de som. O segundo passo foi começar os ensaios, primeiro com a equipe de cerca de 50 dublês. 

"Ensaiamos o dia todo e depois voltamos bem cedo, por volta das 6 da manhã, e curiosamente conseguimos fazer a cena toda na primeira tentativa. Ele entrou no táxi e eu gritei corta. Haviam alguns deslizes aqui e ali, mas gravamos tudo. Acho que isso deu um sopro de confiança para todos. Depois, como esperado, as próximas três ou quatro tentativas foram um fracasso. Batemos a câmera no começo. Houveram alarmes falsos. Quase sempre na mesma área, na primeira sala, que era bem difícil para coordenar as lutas. Havia duas trocas de dublê, muita luta. Basta um passo errado, boom, você bate a câmera ou perde um golpe e é isso. Precisa começar de novo. (...) Na sexta tentativa foi ótimo. Funcionou, parecia fantástico. Cortamos e fomos almoçar e havia algumas coisas que eu e Charlie queríamos fazer e também o ator da gangue de albaneses queria aprimorar a performance. Então dissemos 'Vamos fazer mais uma. Podemos fazer agora". Conseguimos e aquela foi a última vez. Então acho que foi a sétima tentativa que acabou na série",conta sobre o dia da gravação. 

O terceiro ano de Demolidor já está disponível na Netflix