Icone Chippu

Alguém disse desconto? Com o Chippu você tem ofertas imperdíveis de streamings e Gift cards! Corre!

Aproveite as ofertas da Chippu Black!

Icone Conheça Chippu Ver ofertas
Icone Fechar
Netflix
Crítica

Klaus

Primeiro longa de animação original da Netflix é um deleite que pode conquistar o coração de toda a família

AZ
30.11.2019, às 14H06.
Atualizada em 04.02.2020, ÀS 11H13
Klaus

Créditos da imagem: Klaus/Netflix/Divulgação

Em 2017, a Netflix adquiriu os direitos de Klaus, animação de Sergio Pablos, cocriador de Meu Malvado Favorito, que reconta a história de origem do Papai Noel como nós conhecemos. Com tantas produções natalinas já produzidas, o espectador poderia pensar: “será que precisamos de mais um filme sobre o Natal”? Acredite: a gigante do streaming provou que ainda há espaço para que mais um longa com este tema ganhe o coração do público.

A trama é bem simples: Jesper (Jason Schwartzman no original e Rodrigo Santoro em português) é um aprendiz de carteiro mimado e preguiçoso que se recusa a sair de sua zona de conforto. Seu pai, o presidente dos correios, dá-lhe um ultimato: ou ele vai para Smeeresnburg, cidade nórdica praticamente esquecida do mundo e faz o envio de seis mil cartas no prazo de um ano, ou perderá seu direito na herança. Ao chegar ao local, o jovem toma conhecimento de que o lugar vive em um eterno conflito. Os clãs Krum e Ellingboes se enfrentam diariamente em uma briga centenária que varreu tudo que havia de bom na ilha.

Omelete Recomenda

Bastante experiente na área, Pablos tem no currículo a participação em alguns clássicos como o Corcunda de Notre-Dame e Hércules, filmes de uma época onde o 3D ainda não era soberano. Em Klaus, o diretor mescla técnicas de animações tradicionais e modernas. Os traços de desenhos à mão estão ali com personagens caricatos e tudo o que o bom e velho 2D ainda tem a oferecer. No início, Smeerensburg tem um ar depressivo, quase uma expressão moderna de O Estranho Mundo de Jack. Tudo é visualmente bem feito, das luzes à textura.

Apesar de nada parecer relativamente novo na construção do roteiro, a história é um deleite de assistir em praticamente todos os seus 97 minutos. A jornada de Jesper relembra a de Kuzco em A Nova Onda do Imperador. Assim como o homem-lhama, é na amizade com Klaus (ou Noel, no português) que o carteiro percebe a sua “vocação” para fazer o bem. O personagem-título (J.K. Simmons no original e Daniel Boaventura em português), um construtor fortão, mais parece um membro da Liga da Justiça do que a imagem do bom velhinho que estamos acostumados a ver, mas é igualmente carinhoso.

A evolução da cidade, que deixa de parecer morta e vai ganhando tons alegres conforme a missão da dupla se desenvolve, é um dos pontos fortes do longa. É divertido ver como tomam forma todas as partes da lenda que conhecemos sobre o Papai Noel. O trenó, as renas, a roupa vermelha característica; tudo está ali bem amarradinho. Assim como a adorável Margú e as outras crianças em tela, não tem como não abrir um sorriso no rosto ao ver as desventuras dos protagonistas.

Nitidamente direcionado para o público infantil, pode ser que algumas piadas não tenham o mesmo efeito para os adultos, mas a história de Klaus não deixa de ser cativante por isso. “Um verdadeiro gesto altruísta pode sempre despertar outro”, diz um dos protagonistas. Faça a sua parte e reúna a família para assistir ao que pode ser mais um filme para entrar na tradição do dia 25 de dezembro.

Nota do Crítico

Ótimo
André Zuliani

Klaus

Klaus

2019
1h36 min
País: EUA
Direção: Sergio Pablos
Roteiro: Sergio Pablos, Zach Lewis, Jim Mahoney
Elenco: J.K. Simmons, Rashida Jones, Joan Cusack, Jason Schwartzman
Onde assistir:
Oferecido por

Comentários (0)

Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.

Sucesso

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.