A escritora Julia Quinn, responsável pela série de livros que inspirou Bridgerton, quebrou o silêncio sobre a revolta de uma parte dos fãs em relação a uma mudança na história de Francesca (Hannah Dodd) - mais especificamente, a série da Netflix mudou o gênero de seu interesse romântico, transformando o personagem que era Michael nos livros em Michaela (Masali Baduza).
- [Crítica] Bridgerton troca romance por conflitos e abre futuro promissor
- [Opinião] Diversidade em Bridgerton não é surpresa - e nem o preciosismo dos fãs
- Bridgerton | Showrunner cita 3 personagens que podem ser o próximo protagonista
"Muitos fãs de Bridgerton expressaram sua surpresa - e, para alguns, desapontamento - em relação à reviravolta no final da terceira temporada", escreveu a autora em mensagem postada no Instagram. "Qualquer pessoa que leu qualquer entrevista minha nos últimos anos sabe que estou profundamente comprometida com a ideia de fazer de Bridgerton um universo mais inclusivo e diverso conforme os livros são adaptados para a tela".
Apesar disso, continuou Quinn, a mudança proposta pela showrunner Jess Brownell também lhe pareceu um pouco radical à primeira vista. A autora contou que as duas tiveram longas conversas sobre os planos para a história de Francesca na série, e especialmente sobre como o amor da personagem por seu marido, John (Victor Alli), não deveria ser diminuído para abrir caminho para Michaela.
"Quando escrevi O Conde Enfeitiçado [livro da série que acompanha a história de Francesca], tive que brigar com o meu editor para incluir os quatro primeiros capítulos, que estabeleciam o amor dela por John. Ele achava que calcar muito esse sentimento faria com que o papel de Michael como herói romântico acabasse diminuindo. Eu, por outro lado, queria que o leitor sentisse o quanto ela amava John, e o quando Michael também o amava, para que a sensação de culpa e a forma como eles se apaixonam após a morte de John fizesse mais sentido", explicou Quinn.
A escritora finalizou sua mensagem reiterando a confiança no time criativo por trás de Bridgerton, dizendo que a temporada de Francesca - venha quando ela vier - tem o potencial de ser "ainda mais tocante" do que seu livro original, tendo em vista o tempo de tela expandido dado a John.
"Obrigada aos leitores e fãs por me enviarem suas reações honestas. Me sinto grata por sua compreensão, e tocada por seu comprometimento profundo por esses personagens. Eu peço que vocês garantam a mim, e ao time da Shondaland, um pouco de fé enquanto nos movemos adiante. Acho que vamos acabar com duas histórias diferentes - a da tela, e a da página -, mas que ambas serão lindas", completou.
- Bridgerton | Ator recusa rotular sexualidade de Benedict: "Depende do público"
- [Lista] Os 11 melhores momentos musicais de Bridgerton - com playlist!
As três primeiras temporada de Bridgerton, que acompanham as aventuras e desventuras amorosas de diferentes membros da família que batiza a série (e aqueles que vivem ao seu redor na Alta Sociedade britânica), estão disponíveis para streaming na Netflix.
A quarta temporada ainda não tem data de estreia, mas deve chegar somente em 2026.