Detalhe do pôster de Black Mirror (Reprodução)

Créditos da imagem: Detalhe do pôster de Black Mirror (Reprodução)

Séries e TV

Notícia

Black Mirror | Charlie Brooker pediu para ChatGPT escrever episódio: "Uma m*rda"

Experiência ensinou ao roteirista "o que não fazer no futuro"

Omelete
2 min de leitura
06.06.2023, às 11H06
ATUALIZADA EM 06.06.2023, ÀS 11H16
ATUALIZADA EM 06.06.2023, ÀS 11H16

Charlie Brooker fez uma experiência enquanto estava escrevendo a sexta temporada de Black Mirrorele pediu ao ChatGPT, plataforma de inteligência artificial popular na internet, que escrevesse um roteiro para ele. O resultado, contou o criador à Empire, não foi positivo.

"Claro que a primeira coisa que eu fiz [no ChatGPT] foi escrever: 'Gere um episódio de Black Mirror'. Ele criou algo que, no primeiro olhar, é plausível... mas basta parar para ler um pouco mais e fica claro que o roteiro que ele escreveu é uma m*rda", disse. "Tudo o que o ChatGPT fez foi ler todas as sinopses dos episódios de Black Mirror e juntá-las em uma coisa só. Se você pensa um pouco sobre o que ele escreveu, percebe: 'Oh, não existe nenhum pensamento original aqui'."

O teste foi instrutivo, no entanto, só não da forma que Brooker esperava: "Ele me fez perceber que muitos dos episódios terminam com o personagem descobrindo que 'estava dentro de um computador o tempo todo', ou algo assim. Então eu pensei: 'Bom, vou jogar fora qualquer roteiro que tenha algo parecido com isso'. Não existe ponto em fazer uma série antológica se você não pode quebrar suas próprias regras."

A sexta temporada de Black Mirror, que contará com astros como Michael Cera, Salma Hayek Aaron Paul no elenco, chega à Netflix em 15 de junho.

As cinco temporadas anteriores, assim como o filme interativo Bandersnatch, já estão disponíveis na plataforma.

Ingressos à venda para a CCXP23, o maior festival de cultura pop do mundo. Compre agora!

O Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).

Acompanhe a gente também no Youtube: no Omeleteve, com os principais assuntos da cultura pop; Hyperdrive, para as notícias mais quentes do universo geek; e Bentô Omelete, nosso canal de animes, mangás e cultura otaku.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.