Cena de 1899 (Reprodução)

Créditos da imagem: Cena de 1899 (Reprodução)

Séries e TV

Notícia

1899 | Criadores rebatem acusação de plágio: "Nunca faríamos isso"

Quadrinista brasileira apontou supostas similaridades entre série da Netflix e sua obra

Omelete
3 min de leitura
21.11.2022, às 09H36.
Atualizada em 21.11.2022, ÀS 11H33

Baran bo Odar, um dos criadores de 1899respondeu à acusação de plágio levantada pela quadrinista brasileira Mary Cagnin contra a série da Netflix. Pelo Instagram, o roteirista respostou uma mensagem de apoio de um fã e escreveu sua própria resposta á acusação.

"Obrigado por essas palavras gentis, elas significam muito para nós. Como já mencionei: infelizmente, não conhecemos esta artista, seu trabalho ou seus quadrinhos. Nós nunca roubaríamos o trabalho de outra artista, pois sentimos que somos artistas também. Entramos em contato com ela, então espero que ela retire essas acusações. A internet se tornou um lugar estranho, e peço por mais amor ao invés de ódio", escreveu Odar.

Co-criadora da série, Jantje Friese também se pronunciou, alegando que só tomou conhecimento da existência da Black Silence no último domingo (20) e sugerindo que a acusação de Cagnin é "um plano para vender mais edições de sua graphic novel" - confira:

"Ah, internet! Não posto nada há anos porque, francamente, acho que as redes sociais se tornaram tóxicas. As últimas 24 horas provaram isso. Para contextualizar: uma artista brasileira alegou que plagiamos sua graphic novel. Para deixar claro: não o fizemos! Até ontem, sequer sabíamos da existência dessa graphic novel. Ao longo de dois anos, colocamos dor, suor e exaustão na criação de 1899. Esta é uma ideia original e não foi baseada em nenhum material anterior. No entanto, temos sido bombardeados com mensagens - algumas delas feias e ofensivas. Alguém grita lobo e todos pulam sobre ele, sem nem mesmo verificar se as afirmações fazem algum sentido. Claro que se isso for ser um plao para vender mais edições de graphic novel: bela jogada."

Em seus tuítes sobre o caso, Cagnin trouxe a hipótese de que os autores da série possam ter tido contato com a obra Black Silence por conta de sua participação na Feira do Livro de Gotemburgo, na Suécia, em 2017: "Participei de painéis e distribuí o quadrinho para inúmeros editores e pessoas do ramo. Não é difícil de imaginar o meu trabalho chegando neles. Eu não só entreguei o quadrinho físico como disponibilizei a versão traduzida para o inglês".

Black Silence está disponível online para leitura, e 1899 está disponível para streaming pela Netflix. O Omelete entrou em contato com Mary Cagnin e com a plataforma de streaming para comentários sobre o caso, mas não obteve retorno até a publicação deste texto. O espaço segue aberto.

Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).

Acompanhe a gente também no YouTube: no Omeleteve, com os principais assuntos da cultura pop; Hyperdrive, para as notícias mais quentes do universo geek; e Bentô Omelete, nosso canal de animes, mangás e cultura otaku.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.