Viva a música sem limites com Deezer!

Icone Conheça Chippu
Icone Fechar
Música
Artigo

The Gentle Waves

The Gentle Waves

BT
19.12.2001, às 01H00.
Atualizada em 25.12.2016, ÀS 06H09

O que esperar de dois CDs que têm Isobel Campbell, violoncelista e voz feminina do grupo escocês Belle and Sebastian, como líder e participações especiais de seis integrantes da banda&qt;&

A pergunta pode parecer óbvia, mas não é. Trata-se de uma aventura solo da garota que recebeu o nome, sugestivo por sinal, de The Gentle Waves (As ondas suaves). O primeiro álbum, lançado aqui pela Trama, se chama “The Green Fields of Foreverland” e foi gravado em apenas uma semana. São 11 músicas com harmonias leves e letras que falam de amor, sentimentos e coisas bonitas em geral. Pra quem já ouviu B&S não há novidade. Isobel trilha o mesmo caminho do amigo Stuart Murdoch (líder da “banda mãe”). Com exceção de “Weathershow”, única canção que pode ser considerada uma balada, mas que pouco empolga. As músicas são muito parecidas com o clássico “Is It Wicked Not To Care&qt;&” do cultuado “The Boy With Arab Strap”, do B&S.

Omelete Recomenda

A sonoridade do CD não podia ser diferente. Afinal, a formação do Gentle Waves contou com seis integrantes do B&S: Richard Coldburn (bateria), Mick Cooke (trompete), Chris Geddes (piano), Stevie Jackson (guitarra) e Stuart Murdoch (guitarra e outros instrumentos).

Mas em "Swansong for You", o segundo CD do Gentle Waves, lançado simultaneamente, Isobel mostra que tem personalidade. Com os mesmos seis amigos e mais 22 músicos, ela explora ritmos e sons diferentes, mais ligados às suas referências. E é aí que esse trabalho nos soa familiar. Ouça “Pretty Things” com a seguinte declaração de Isobel em mente: “Meus brasileiros favoritos são Tom Jobim e Astrud Gilberto. Ela é uma das minhas cantoras favoritas de todos os tempos”. A batida de violão e os solos de flauta e sax lembram os clássicos da nossa música popular cantados nas vozes de João e Astrud Gilberto.

Todas as músicas têm uma mesma identidade, que varia da nossa velha conhecida Bossa Nova ao tradicional folk. Destaque também para a bela voz de Isobel. Mesmo para quem já teve a felicidade de ouvi-la nos CDs do B&S, vale a pena prestar atenção em como sua voz assume vários tons nesses dois álbuns solos.
É claro que em seu trabalho solo, ela não se compara ao brilhantismo da banda de onde surgiu, mas uma coisa é inegável: a garota é muito talentosa.

Nota Omelete
5 ovos!!!

Isobel Campbell
“The Green Fields of Foreverland” / "Swansong for You"
Lançamento - Trama
Destaques: Pretty Things (SFY), There Is No Greater Gold (SFY), Weathershow (GFF), Evensong (GFF)
Site gravadora: http://www.jeepster.co.uk/thegentlewaves/



Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.