Música

Lista

Taylor Swift | 10 curiosidades sobre Reputation

Álbum é o sexto na carreira da cantora

13.11.2017, às 14H59.
Atualizada em 14.11.2017, ÀS 09H12

Taylor Swift lançou o seu sexto álbum, Reputation, na última sexta-feira. E como ela é conhecida por suas mensagens subliminares e indiretas para deus e o mundo, o mundo da música começou a analisar o álbum assim que foi lançado. 

Ela manda em tudo

Taylor Swift é produtora executiva de Reputation, assim como também foi no último álbum, 1989. A diferença é que esta é a primeira vez que a cantora carrega o título sozinha; no último álbum, o produtor Max Martin compartilhou o cargo com ela. Isso quer dizer que Swift teve controle total da direção artística e das decisões executivas do trabalho. 

O primeiro palavrão

“I Did Something Bad”, terceira faixa de Reputation, tem sido alvo de diversas teorias dizendo que a composição é dedicada ao ex-namorado de Swift, Calvin Harris. A letra ácida inclui o primeiro palavrão já falado por Taylor em uma letra, na frase “If a man talks shit then I owe him nothing”, em português “Se um homem fala merda, eu não o devo nada”. 

"I'm Too Sexy"

A faixa “Look What You Made Me Do”, primeiro single do disco, traz, nos créditos de composição, Richard Fairbrass, Fred Fairbrass e Rob Manzoli, membros do grupo Right Said Fred. Isto é porque a música fez, no refrão, uma reinvenção da base de “I’m Too Sexy”, famoso hit do grupo. 

Abaixo, listamos 10 curiosidades sobre Reputation, para instigar ainda mais a imaginação e ajudar os fãs a criarem ainda mais teorias. 

Muita bebida

Outro fator curioso de Reputation é que, talvez por enfatizar a imagem de Taylor como uma garota crescida, ele também traz um número chamativo de menções à bebidas alcóolicas: whiskey em “Gorgeous”, vinho em “Dress”, Old Fashioned em “Getaway Car” e champagne em “This Is Why We Can’t Have Nice Things”. 

Mais sexy

“Dress” marca a carreira de Swift como a música mais explicitamente sexual já escrita. No refrão, a cantora diz “só comprei esse vestido para que você pudesse retirá-lo”. Uma fã presente na audição secreta antes do lançamento revelou que os pais da cantora se retiraram na hora de tocar essa música. A faixa também tem empolgado teorias de que seja sobre Ed Sheeran, já que fala na letra o título do hit “Shape Of You”. Será?

A bebê de "Gorgeous"

“Gorgeous”, terceiro single de Reputation, começa com uma voz de um bebê falando o nome da música. Foi revelado que este bebê é a filha de Ryan Reynolds e Blake Lively, James Reynolds. A história é que Swift mostrou a música para o casal e a pequena, de dois anos, começou a falar o nome da música. Taylor resolveu deixar o registro fofo no álbum. 

Referência à Hillary Duff

A faixa “Getaway Car” traz uma frase em comum com “Breathe In, Breathe Out”, de Hillary Duff: “X marks the spot where we fell apart”. A compositora chegou a ser criticada por ter copiado a frase, mas a citação deve ser, na realidade, uma homenagem: na época de lançamento, um fã no Tumblr questionou Taylor sobre sua música favorita no álbum de Duff e a cantora apontou exatamente esta. 

Sucesso das vendas

As vendas de Reputation também são impressionantes: o álbum já marcou a carreira de Swift com o maior número de álbuns vendidos antes mesmo de seu lançamento. Em pré-venda, o álbum tirou 400 mil unidades, o dobro de seu último álbum. O feito também foi histórico para a Target, loja que vendeu uma edição especial, e atingiu seu recorde de pré-venda musical de todos os tempos. 

Tem Kanye e Kim, claro

E uma das teorias mais prováveis, em termos de letra, para Reputation, é sobre a 13ª faixa, “This Is Why We Cant Have Nice Things”. Escrita muito provavelmente sobre a rixa com Kanye West e Kim Kardashian, Taylor se refere, por exemplo, ao famoso telefonema feito por West: “Amigos não tentam te enganar, te ligando no telefone e enganando sua cabeça”. Coincidência ou não, a faixa também é a 13 do álbum, famoso como número favorito da cantora. 

A teoria das reticências...

Mas a característica mais clara de Reputation é que o álbum é bem dividido em dois (fato mencionado na nossa crítica). As primeiras músicas do disco trazem mais produção eletrônica e temas de má reputação, enquanto a segunda metade se assemelha mais ao último álbum, 1989. Sustentando isso estão duas outras ideias: a capa dividida em dois (um lado preto e outro branco) e o fato de que a primeira metade está entre reticências, começando com “...Ready For It” e terminando na sétima música “So It Goes...”. 

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.