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Sugestões dos chefs: <i>Parklife</i>

Sugestões dos chefs: <i>Parklife</i>

17.12.2003, às 00H00.
Atualizada em 21.09.2014, ÀS 13H15

Parklife - Blur

Lançamento: 03/1994
Vocal: Damon Albarn
Baixo: Alex James
Bateria: Dave Rowntree
Guitarra: Graham Coxon
Produtor: Stephen Street,
Stephen Hague, John Smith e Blur.





Tracklist:

Girls & Boys
Tracy Jacks
End of a Century
Parklife Listen
Bank Holiday
Badhead
Debt Collector
Far Out
To the End
London Loves
Trouble in the Message Centre
Clover over Dover
Magic America
Jubilee
This Is a Low
Lot 105














A Grã-Bretanha estava uma salada em meados dos anos 90. A Dama de Ferro Margaret Thatcher finalmente botava os pés fora de Downing Street e John Major pegava o pepino de assumir um país que tinha passado por uma enxugada geral nos incentivos sociais nas décadas anteriores. Não mudou muita coisa e continuou a governar para a economia.

Os círculos universitários na época eram todos claramente de esquerda, assumindo uma postura crítica em relação ao governo e ao próprio povo inglês e buscando uma nova arte, mais politizada.

O grande perigo desta postura é passar de uma boa crítica social divertida tipo Os Simpsons para um panfletarismo maçante e contra-produtivo, algo meio Vandré, saca?

De Seymour a Blur

Daí o grande trunfo de uma banda nascida com o nome de Seymour, na pequena Colchester no ano de 1988. Graham Coxon, com sua guitarra de pinceladas psicodélicas, Dave Rowntree e sua bateria descompassada e Alex James tocando um baixo consistente (e isso lá é elogio que se faça?) se juntaram a Damon Albarn, um maluco franzino com o dom da acidez em seus textos.

Em 1990 a banda lançou seu primeiro single, Shes So High - uma canção de amor que de bobinha não tem nada - prontamente seguida de Theres No Other Way - outra canção de amor meio sem sentido.

Foi em agosto de 1991, já na "nova fase" da velha Bretanha, que surgiu Leisure, uma colagem de seus singles já lançados somados a novas músicas que não tinham muito a dizer.

Em maio de 1993 a banda lançou Modern Life Is Rubbish, que já acenava com a tendência futura de excelente crítico social de Albarn em canções como For Tomorrow, Colin Zeal e Sunday Sunday. Após a turnê promocional do disco, em outubro, a banda entrou em estúdio renovada para preparar seu próximo lançamento.

Mudando a história

1994 foi um ano que trouxe às paradas britânicas "coisas" como Take That, Enigma e uma colaboração de Elton John com Ru Paul. Mas foi também o ano em que Björk e Beck começaram a fazer sucesso.

Neste clima, em março, o Blur lançou o que viria a ser sua obra de arte - Parklife - que incluía uma setlist perfeita de Girls & Boys, Tracy Jacks, End of a Century, Parklife, Bank Holiday, Badhead, The Debt Collector (marchinha alemã instrumental), Far Out (belíssima peça de psicodelismo nonsense), To The End, London Loves, Trouble in the Message Center, Clover Over Dover, Magic America, Jubilee, This is a Low e Lot 105.

Fato curioso do álbum foi seu lançamento, que se deu em uma corrida de cachorros tida como o maior desastre de toda a história do esporte na Inglaterra. A imprensa logo qualificaria o álbum de clássico e o disco logo entraria nas paradas como número 1.

Com a exceção das faixas 7 e 8, que têm seu mérito mais musical que literário, todas as outras letras têm uma sagacidade incomum à sua geração e poderiam facilmente passar por textos aleatórios de alguma coletânea do Luís Fernando Veríssimo deles.

Momento raro na história tanto da música inglesa quanto da mundial, a perfeita associação entre música e texto de Parklife ainda seria mantida parcialmente no próximo álbum do Blur, The Great Escape, mas logo seria engavetado e ficaria reservado para situações especialíssimas, como Beetlebum, No Distance Left to Run e Tender. Recentemente o guitarrista Graham Coxon saiu da banda (temporário ou definitivo não é uma questão ainda respondida), para um infeliz demérito da qualidade da banda - que, apesar de tudo, ainda é superior à maioria do que se ouve em emetevês por aí.

Deve ser este o problema de se chegar ao auge cedo na carreira. Logo você acaba sendo desqualificado como "apenas uma ótima banda" depois de atingir a perfeição.

Influências

Pink Floyd, Beatles, Talking Heads, o lo-fi americano.

Influenciados

Todos os que acreditam que se pode fazer música comercial, pop, sem ser comercialóide.

Assista

  • 10 Years Later - o DVD comemorativo dos 10 anos do programa televisivo de Jools Holland que mostra, quase cronologicamente, a evolução do pop-rock mundial.
  • Best Of - DVD comemorativo com os vídeos de todos os singles lançados pela banda até antes de Think Tank.
  • Slow Century - o DVD comemorativo do Pavement, ícone do lo-fi.

Ouça

  • A discografia completa do Blur.
  • Revolver - a obra definitiva dos Beatles, espécie de irmão mais velho de Parklife que já trazia, em 1966, todos os ensinamentos de 1994.
  • Definitely Maybe - o disco do Oasis, de 1994, que iniciou a briga eterna de Blur e Oasis.

Links

www.blur.co.uk

www.blurtalk.com

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Dois - Legião Urbana
Never mind the bollocks (here´s the Sex Pistols)

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