Música

Lista

Stranger Things | Conheça curiosidades sobre as músicas mais legais da primeira temporada

Série resgatou músicas, designs e conceitos da década de 80

Jacídio Junior
05.09.2016
17h50
Atualizada em
02.11.2016
03h04
Atualizada em 02.11.2016 às 03h04

Sim, a gente sabe que muita coisa já foi dita sobre Stranger Things, sem dúvidas, uma das séries mais hypadas da Netflix. Produção capaz de redefinir o status dos anos 80 no radar de muita gente, apresentando aos millennials diversos aparatos oldscholl-hispster-tech, não é verdade?

Com tudo isso em evidência, e mesmo com uma excelente trilha sonora original, criada por Kyle Dixon e Michael Stein - da banda S U R V I V E - que emula de forma única a sonoridade de três décadas atrás, as faixas inseridas em cada um dos episódios também tem um papel muito importante no desenrolar da história.

Logo, um dos detalhes mais bacanas da série é justamente a mistura entre ação e música, que condensa cada novo momento em seus episódios. Para não perder o bonde do tempo, selecionamos algumas das faixas mais legais da primeira temporada de Stranger Things pra contar algumas curiosidades pra você. Agora é só ir na lista e saber um pouco mais.

Saiba mais sobre Stranger Things

"When It's Cold I'd Like to Die" - Moby

None

"When It's Cold I'd Like to Die" faz parte do terceiro álbum de Moby, Everything Is Wrong, lançado em 1995. Talvez a principal curiosidade da faixa, seja seu nome, "Eu tenho vontade de morrer quando está frio" que compõe o disco Tudo está Errado. Possivelmente, essa não foi uma boa fase para Moby. - ouça aqui.

"Should I Stay or Should I Go" - The Clash

None

Faixa do Clash que compõe o disco Combat Rock, lançado em 1982. Muito se fala sobre a música e suas origens, mas Mick Jones, vocalista do grupo a época, já disse que a letra "não é sobre ninguém específico, nem sobre sua saída do grupo. Era só uma boa música de rock" - ouça aqui.

"Raise a Little Hell" - Trooper

None

A música de 1978, dos canadenses do Trooper, faz parte do álbum Thick as Thieves. A curiosidade principal da faixa é: Os norte-americanos gostam de tocá-la em estádios - ouça aqui.

"Hazy Shade of Winter" - The Bangles

None

A música "Hazy Shade of Winter" apresentada na série é um cover de Simon e Garfunkel realizado pelas norte-americanas do Bangles. A faixa foi lançada em 1987, como parte da trilha sonora do longa Abaixo de Zero (Less Than Zero) e chegou à segunda posição no chart da Billboard - ouça o cover aqui.

"Heroes" - Peter Gabriel

None

O segundo cover a aparecer na série é a climática releitura de Peter Gabriel para "Heroes" de David Bowie. A música faz parte do álbum Scratch My Back, lançado por Gabriel em 2010, no qual ele apresenta suas versões para diversas músicas famosas, todas com arranjos recriados por orquestras - ouça aqui.

"Elegia" - New Order

None

"Eligia", do New Order, é possivelmente a música que criou todo o clima da trilha sonora original da série. Ao unir a sonoridade dos teclados, a tensão das notas inseridas e a progressão rítmica criada pela banda, a faixa é impactante por si só. A primeira versão de "Eligia" saiu em 1985 e compõe o álbum Low Life. Em 1993 o baterista Stephen Morris afirmou que a primeira versão divulgada da música era um recorte realizado sobre uma criação com 17 minutos, que você pode ouvir aqui. O corte reduzido está disponível aqui.

"Green Desert" - Tangerine Dream

None

"Green Desert" talvez seja uma das músicas mais obscuras a figurar em Stranger Things. Criação do Tangerine Dream, grupo de música eletrônica da Alemanha, foi gravada em 1973 e divulgada somente em 1986. O TD lançou mais de 100 discos durante a sua trajetória, sempre guiados pelo criador da ideia, Edgar Froese, que morreu em 2015. Os remanecentes do projeto voltaram a se apresentar após a morte do criador, em 2016 - ouça aqui.

"Sunglasses at Night" - Corey Hart

None

"Sunglasses at Night" é, possivelmente, a música que melhor reúne todas as características de uma criação desenvolvida na década de 80. Os teclados, o ritmo, a sonoridade, a forma como o canadense Corey Hart canta sua letra e claro, o tema da música. A faixa faz parte do disco First Offense, foi lançada em 1984 e se tornou um um hit instantâneo nos Estados Unidos - ouça aqui.

"The Bargain Store" - Dolly Parton

None

Dolly Parton é uma das artistas mais respeitadas da música country norte-americana. "The Bargain Store" é o primeiro single do álbum homônimo, lançado em 1975, e figurou nos primeiros lugares do chart country da Billboard. A curiosidade sobre a faixa é que a letra comenta sobre usar uma peça de roupa de segunda mão como metáfora para uma mulher danificada emocionalmente em um relacionamento fadado ao fracasso. No entanto, a música foi retirada de várias rádios do país quando a frase, "Você, facilmente, pode pagar o preço", foi confundida como uma referência a prostituição - ouça aqui.

"Africa" - Toto

None

"África" é uma das músicas mais famosas do grupo norte-americano. Lançada no álbum Toto IV, apesar do som leve, conta com a carga da primeira vez que o tecladista do grupo, David Paich, viu um documentário sobre o continente. Após as imagens permanecerem em sua cabeça ele escreveu a faixa tentando imaginar como seria se ele estivesse em meio a todo o sofrimento infringido ao continente - ouça aqui.

"Exit" - Tangerine Dream

None

O Tangerine Dream emplaca mais uma música em nossa lista, justamente por ter estar dentro do âmbito de maior influencia no som que permeia Stranger Things. "Exit", foi lançada em 1981 e faz parte do disco Exit - ouça aqui.