Música

Lista

Straight Outta Compton: como o álbum do N.W.A mudou a história

30 anos depois do lançamento, o ícone do gangsta rap continua relevante

Julia Sabbaga
08.08.2018
17h04

Quando o N.W.A lançou Straight Outta Compton, exatamente 30 anos atrás, nenhum de seus seis membros sabia exatamente o marco que deixaria na música. O disco que reuniu Arabian Prince, Dr. Dre, Eazy-E, Ice Cube, DJ Yella e MC Ren trouxe uma das mais marcantes tríades de abertura "Straight Outta Compton", "Fuck Tha Police" e "Gangsta Gangsta", e elevou o status do rap a outro nível na indústria. 

O gangsta rap

Straight Outta Compton é entendido até hoje como o álbum que estabeleceu o gangsta rap. O estilo marcado pela evolução do rap hardcore não foi invenção do N.W.A, e já existia nas letras do Public Enemy e do Ice-T, mas foi o álbum de estreia do N.W.A que levou o estilo ao mainstream. Mesmo assim, o termo foi dado ao grupo pela mídia, não pelos próprios, como Ice Cube explica [via MixMag]: “Nós chamávamos de reality rap (rap da realidade), porque refletia nossas experiências”.

O sucesso inesperado

21st Century Music Awards/Reprodução

O disco é considerado o responsável por estabelecer o gangsta rap principalmente pelo seu sucesso comercial, que foi sem precedentes. Sem apoio das rádios – em grande parte pelo conteúdo controverso das letras que falavam de violência e sexo – Straight Outta Compton ganhou o disco de platina (1 milhão de vedas) quase um ano depois do lançamento. O marco é ainda mais chamativo porque o álbum demorou menos de dois meses para ser gravado, e custou aproximadamente 8 mil dólares.

A controvérsia para publicidade

Priority Records/Reprodução

Straight Out Of Compton foi criticado pela mídia em geral, mas mais do que isso, ele sofreu ataques de autoridades dos EUA. Durante a turnê do disco, o N.W.A recebeu uma carta peculiar do FBI, detalhando os aspectos negativos e acusando o grupo de incitação a violência principalmente por “Fuck Tha Police”. A carta só gerou mais publicidade para o grupo, que incitou discussões sobre censura, e iniciou a tática de diversos artistas do rap desde então de usar as controvérsias ao seu favor. A carta do FBI ao N.W.A está emoldurada e exibida no Rock and Roll Hall of Fame.

As carreiras

Dr.Dre/Reprodução

O lançamento de Straight Outta Compton saiu da fundação da gravadora Ruthless Records, de Easy-E, que levou a parceria com Dr. Dre e eventualmente o encontro com Ice Cube. Enquanto Arabian Prince, DJ Yella e MC Ren seguiram outros rumos e Easy-E faleceu em 95, de AIDS, as carreiras de Ice Cube e Dr. Dre se tornaram extremamente relevantes no rap. O N.W.A lançou a carreira de Dr. Dre, que anos depois fundou sua gravadora e lançou carreiras de 50 Cent e Eminem. Hoje, ele é um dos maiores nomes do rap, com 6 Grammys, e marca a lista de 100 maiores artistas de todos os tempos, da Rolling Stone.

A superação

Priority Records/Divulgação

“Fuck Tha Police” foi um grito de revolta contra a violência policial direcionada à população negra nos Estados Unidos, com frases marcantes como “a polícia acha que tem autoridade de matar uma minoria”. O hino ressoava fortemente com a juventude negra que vivenciava isso no cotidiano, mas ela superou barreiras ao apelar para a audiência da classe média, atraída pelo escândalo causado pelas letras.

O Reconhecimento

Priority Records/Divulgação

Straight Outta Compton foi incluído no National Recording Registry em 2016, entrando para a lista na Biblioteca do Congresso americano, de álbuns que são considerados culturalmente e historicamente importantes, e que refletem ou informam sobre a vida nos Estados Unidos. Na lista, o álbum do N.W.A foi introduzido junto com “Somewhere Over The Rainbow”, da Judy Garland, e “The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars”, do David Bowie.

A mensagem

NWAVevo/Reprodução

Independentemente dos rótulos de gangsta rap e de suas controvérsias, Straight Outta Compton trouxe uma mensagem importantíssima ao mainstream, dando voz a experiências e sentimentos que raramente chegavam ao mainstream. À Rolling Stone, Ice Cube disse: “Nós vivíamos no meio de tráfico, gangues, brutalidade policial e não havia escapatória”. Infelizmente, a relevância hoje é a mesma: “Quando lançamos Fuck Tha Police em 88, ela estava para nascer há 400 anos. Hoje, ela é tão relevante quanto antes de ser feita”.

Em entrevista comemorando o aniversário do disco no Apple Music’s Beats 1 Ice Cube disse [via All Hip Hop]: “Quando nós gravamos, nós achávamos que seria um álbum underground. Nunca esperamos que ele se tornasse o que ele é hoje, um marco”. Para celebrar o aniversário do disco, separamos algumas conquistas que fizeram de Straight Outta Compton o marco que ele é hoje.