Steve Albini, lendário produtor responsável por produzir diversos álbuns de rock, entre eles In Utero, do Nirvana, morreu nesta quarta-feira (8), aos 61 anos. Ele sofreu um ataque cardíaco em seu estúdio Electrical Audio, localizado em Chicago, nos Estados Unidos.
A morte foi confirmada por Taylor Hales, porta-voz do estúdio. Mais detalhes não foram revelados.
Nascido em 1962, Albini se formou em Jornalismo, mas acabou escolhendo trabalhar no cenário musical após se mudar para Chicago. Na cidade, ele começou a compor músicas para bandas locais até ajudar na formação do grupo Big Black, em 1981.
No fim dos anos 1980, Albini foi vocalista e guitarrista da banda Rapeman. Após o lançamento de apenas um álbum, o grupo se desfez, e o produtor passou a integrar a formação da banda Shellac, que permanece ativa até os dias atuais.
Entre os artistas que trabalharam com o produtor estão Pixies, The Breeders, the Jesus Lizard, PJ Harvey, Jimmy Page e Robert Plant (no duo Page and Plant), Fred Schneider e The Stooges. Sua principal marca, contudo, ficou na produção de In Utero, disco do Nirvana lançado em 1993 que se tornou um marco geracional e conta com alguns dos principas hits do grupo, como "Heart-Shaped Box" e "All Apologies".